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Ford e Mobileye se unem para criar sistemas inteligentes de segurança nos carros

Por| 24 de Julho de 2020 às 10h47

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As montadoras têm buscado soluções cada vez melhores para incrementar os sistemas de segurança de seus carros. O uso de câmeras, sensores e até inteligência artificial são algumas das alternativas que vimos ultimamente, inclusive em testes realizados aqui no Canaltech. A Ford, que aumentou muito seu investimento em tecnologia automotiva, fechou uma parceria com a Mobileye, da Intel, para a criação e aperfeiçoamento de sistemas de segurança ativa e de assistência.

A Ford formalizou a parceria na última segunda-feira (20), explicando que os sensores EyeQ, da Mobileye, vão atuar em conjunto com o Co-Pilot360, de propriedade da montadora, para tornar essa tecnologia de segurança ativa e sistemas de assistência ao motorista mais inteligentes. Os sensores terão suporte a recursos como assistência de permanência em faixa, frenagem de emergência automática e controle de cruzeiro adaptativo. Juntamente com os sensores, a Mobileye fornecerá à Ford seu software de processamento de visão para serem equipados em futuros lançamentos.

O relacionamento é um grande passo para as companhias. Esta é a primeira vez que a Ford se compromete com a tecnologia da Mobileye por um ciclo de vida completo de veículos. A tecnologia aparecerá pela primeira vez na picape média-grande Ford F-150 2021 e no Mustang Mach-E, o SUV elétrico da marca que também deve desembarcar no Brasil. Outros carros também serão equipados com o aparato, mas ainda não sabemos quais serão os modelos.

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Mapas integrados

A Ford também comunicou que deve aperfeiçoar o sistema de navegação Roadbook. Esse programa da montadora coleta dados provenientes de veículos de diversas pessoas - de modo anônimo - para ajudar a construir mapas de alta definição, em uma ação que, basicamente, é parecida com que carros autônomos fazem. Hoje, os veículos podem acessar os dados para oferecer suporte à tecnologia de assistência ao motorista e até mesmo a alguma tecnologia parcialmente automatizada, como o vindouro Active Drive Assist, da própria Ford.

Fonte: CNET