Ford confirma que Mustang 2024 será o mais potente de todos os tempos
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

A sétima geração do Ford Mustang não será apenas a mais tecnológica da história do muscle car mais vendido do mundo. De acordo com informações oficiais da montadora, o carro será lançado em três versões distintas, com a potência variando entre 319 e impressionantes 507 cavalos.
- Ford Mustang Mach-E será lançado no Brasil em 2023
- Qual a diferença entre carro esportivo e carro esportivado?
A primeira delas, mais simples, é a chamada S650. Esta variante tem sob o capô o motor EcoBoost 2.3, que entrega 319 cavalos com torque de 48,2 kgfm. A Ford reajustou os bicos de injeção direta e os de injeção eletrônica, tornando o carro o mais potente para um modelo de quatro ou seis cilindros da marca até hoje.
As principais atrações, no entanto, ficaram reservadas para as versões mais potentes: GT e Dark Horse. A primeira, já consagrada, agora ostenta sob o capô o atualizado motor Coyote 5.0 V8, que entrega ao motorista 492 cavalos de potência e torque de 57,8 kgfm.
“O Mustang sempre foi além. Do Mustang GT ao Dark Horse, este é o nosso melhor V8 de 5.0 litros até agora. É uma grandiosidade naturalmente aspirada. E os fãs do Mustang EcoBoost também estão recebendo um aumento de potência para tornar cada Mustang mais divertido e visceral de dirigir”, avisou Ed Krenz, engenheiro-chefe responsável pelo muscle car.
Mustang Dark Horse, o mais potente da história
Desenvolvida exclusivamente para a sétima geração do Mustang, a quarta geração do motor Coyote V8 nasceu para equipar a nova versão Dark Horse. Segundo a Ford, ela faz do carro o “não-Shelby” mais potente da história, com 507 cavalos de potência e os mesmos 57,8 kgfm de torque disponibilizados para o GT.
O Mustang Dark Horse também é o único da família a ser disponibilizado apenas com câmbio manual de seis velocidades. As variantes EcoBoost e GT trabalham tanto com transmissão manual quanto com caixa de câmbio automática de 10 marchas. O Dark Horse também possui eixos de comando de válvulas reforçados, visando a uma maior durabilidade na pista.
“Toda vez que alguém se senta ao volante de um Mustang, sabemos que eles querem sentir essa forte conexão com o carro, e estamos empenhados em criar esse vínculo. Estamos extraindo todo o desempenho possível de nosso motor para que os entusiastas do Mustang possam ter essa experiência”, disse Suzanne Robinson, supervisora do programa de motores Coyote.
A Ford ainda não divulgou os preços dos modelos da nova geração do Mustang, que chegarão às lojas dos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2023.
O Brasil também deve ser um dos mercados a receber o carro, mas ainda não se sabe se todas as versões virão para cá ou apenas a de entrada, EcoBoost. A previsão é que o carro desembarque por aqui no fim de 2023 ou no início de 2024.