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5 motivos para NÃO comprar o Fiat Fastback Audace

Por| Editado por Jones Oliveira | 18 de Dezembro de 2022 às 09h00

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Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

O Fiat Fastback foi um dos principais lançamentos do mercado automotivo brasileiro em 2022. A versão coupé do SUV compacto Fiat Pulse é um produto realmente interessante e muito bem pensado pela montadora italiana, que soube trazer esse tipo de carroceria para o modelo e o tornou mais atraente com um nível de equipamentos superior.

Entretanto, alguns detalhes que também notamos no Pulse seguem incomodando no Fastback. Não que sejam necessariamente defeitos graves ou situações que vão atrapalhar a experiência de uso com o SUV, mas certamente clientes mais exigentes podem repensar a compra ao notarem essas questões.

O Canaltech, como de praxe, ajuda seus leitores a tomar uma boa decisão na hora de comprar o carro que mais se encaixe em suas necessidades e lista os pontos positivos e negativos de cada modelo. Sendo assim, após um período com SUV coupé em sua versão de entrada equipada com todos os opcionais, listamos os cinco motivos para não comprar o Fiat Fastback Audace.

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5. Acabamento

O Acabamento do Fiat Fastback não é ruim, assim como do Pulse também não era. Mas observamos que existem algumas peças mal encaixadas e o famoso desnivelamento da tampa do porta-luvas segue por aqui. Por ser um produto em que a marca tentou dar um ar de maior valor agregado — e conseguiu —, esses pontos não poderiam passar batidos.

4. Isolamento acústico

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Como citamos, a Fiat quis dar um ar de maior valor agregado com o Fastback e conseguiu, mas isso traz algumas responsabilidade e cuidados a mais. No nosso uso, pelo menos com a versão Audace, incomodou um pouco o isolamento acústico durante os percursos de alta velocidade em estradas mais ásperas.

O curioso é que em outros modelos da montadora, como o Argo e o Cronos, isso não aconteceu. Talvez seja algo para a Fiat ficar de olho nas renovações posteriores.

3. Espaço interno

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Da mesma maneira como fez com Argo e Cronos, a Fiat utilizou de manobras de engenharia para dar um pouco mais de espaço na fileira traseira do Fiat Fastback utilizando a mesma plataforma e distância entre-eixos do Pulse, com 2,53m. Não nos sentimos muito apertados no SUV, é verdade, mas isso poderia ter sido mais bem contornado.

Com uma distância entre-eixos maior, até mesmo uma melhor harmonização do design poderia ocorrer, além, é claro, do óbvio espaço maior para as pernas. Se o Fastaback brilha com seu enorme porta-malas, não vai encantar com o espaço interno. Tudo bem, trata-se de um SUV compacto. Mas, novamente: ao olhar para ele, temos algumas expectativas...

2. Versões

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Consideramos que a estratégia de posicionar o Fastback logo acima da versão de topo do Pulse (desconsiderando a Abarth) foi acertada, mas, talvez, três versões sejam pouco. Uma variante um pouco menos equipada poderia trazer um pouco mais de volume ao carro e torná-lo ainda mais competitivo.

Entretanto, aqui é apenas a opinião do repórter. Como citamos, a Fiat quis colocar esse produto em outra prateleira e, para isso, as três versões anunciadas fazem sentido também.

1. Airbags

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Unanimidade entre os críticos do Fastback, a ausência das bolsas de cortina é a maior falta desse produto. Em pleno 2022, não faz sentido um carro do nível deste SUV coupé só vir munido de quatro airbags, e não seis, mesmo que as bolsas laterais cubram cabeça e tronco dos ocupantes da frente.