Fiat Argo é mais uma "vítima" do Proconve L7; entenda
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Fiat Argo ficou menos potente tanto na versão 1.0 quanto na 1.3. Para se adequar às novas normas de ruídos, emissões e consumo do Pronconve L7, a montadora italiana precisou modificar os propulsores Firefly, lançados junto com o hatch em 2017.
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Com as mudanças, o Fiat Argo 1.0 agora tem 75cv de potência e 10,7 kgf/m de torque com etanol e 71cv e 10 kgf/m com gasolina. Já as variantes equipadas com o propulsor 1.3 despejam 107cv e 13,7 kgf/m com etanol e 98cv e 13,2 kgf/m com gasolina, os mesmos números do Fiat Pulse e Fiat Strada com a mesma motorização.
No consumo, porém, a situação melhorou — mesmo que timidamente. O Fiat Argo 1.0 agora faz 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números são bem melhores: 13,6 km/l na cidade e 15,1 lm/l na estrada.
O motor 1.3, ao menos no hatch, tem consumo bem parecido com o propulsor de menor litragem: 9,1 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada quando abastecido com o combustível derivado da cana de açúcar, enquanto na gasolina os números são de 13,1 km/l e 15 km/l respectivamente.
O próximo passo da Fiat agora é implementar o câmbio automático CVT na linha Argo com o motor 1.3, deixando o hatch alinhado com o Pulse e a Strada. Uma versão com o motor 1.0 turbo de 130cv é esperada, mas sem confirmações por parte da montadora. Como se sabe, os modelos 1.8 foram aposentados pela marca.
As mudanças de motorização também devem afetar o sedan Fiat Cronos e a versão aventureira do hatch, o Fiat Argo Trekking.
Fonte: Motor1