EV6, SUV 100% elétrico da Kia, está a caminho do Brasil

EV6, SUV 100% elétrico da Kia, está a caminho do Brasil

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 22 de Novembro de 2021 às 13h10
Divulgação/Kia

Depois de iniciar a pré-venda do Stonic no Brasil, a Kia confirmou que um outro SUV, este totalmente elétrico, também está a caminho. Estamos falando do EV6, modelo que começou a ser comentado ainda no primeiro trimestre e que promete ser uma das grandes atrações do futuro line-up 100% elétrico da montadora.

José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil, não entrou em detalhes sobre datas ou versões que virão, mas confessou para o pessoal do Motor1 que o primeiro passo para o EV6 começar a ser vendido em território nacional já foi dado. Segundo o executivo, “o carro está lindo” e algumas unidades já estão a caminho para dar início ao processo de homologação.

O modelo é uma das atrações do Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos e o primeiro de uma série de sete totalmente elétricos que a Kia pretende anunciar até 2027. O EV6, ao contrário do Niro, foi projetado desde o início como um carro zero emissão, fazendo uso da E-GMP, a plataforma de veículos eletrificados da Hyundai, dona da Kia, e usada no Ioniq 5.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Imagem: Divulgação/Kia

Três versões e muita potência

A Kia não confirmou ainda qual, ou quais versões do SUV 100% elétrico serão disponibilizadas no mercado brasileiro, mas está preparando ao menos três variantes do EV6. A ideia é que as duas mais acessíveis tenham motores entre 170 e 325 cavalos, enquanto a mais potente, e obviamente mais cara, oferecerá 576 cavalos em sua variante esportiva, batizada de GT. Essa, aliás, promete acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos.

De acordo com a montadora, o modelo terá baterias de alcance padrão (58 kWh) ou de longo alcance (77,4 kWh). Essas configurações poderão fazer com que a autonomia do SUV 100% elétrico varie entre 450 e 550 quilômetros, dependendo do circuito e do modo de condução do proprietário.

A Kia também preparou duas opções de arquitetura elétrica, com 400 ou 800 volts, possibilitando um tempo de recarga rápida de até 80% da bateria em apenas 18 minutos, independentemente da versão do SUV. Ainda não há qualquer informação ou especulação a respeito dos preços que a marca cobrará por cada variante do EV6 no Brasil ou no exterior.

Fonte: Motor1, Kia

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.