Espera por carro popular impacta vendas e gera “pior maio” desde 2016
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A iminente chegada do carro popular ao Brasil, que pode ter preços até 10% menores após a efetivação das medidas anunciadas pelo Governo Federal, impactou negativamente as vendas dos veículos 0km no mês de maio.
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Segundo os dados mais recentes divulgados pela Fenabrave, desde 2016 o setor não tinha um mês de maio com resultados tão ruins. O órgão informou que foram emplacados 166.361 carros novos no período, número 5% menor no comparativo com o mesmo mês de 2022.
“Com esse resultado, o mês de maio, excluindo o do ano de 2020, quando vivíamos o auge da pandemia e muitas concessionárias estavam apenas com suas oficinas abertas, se tornou o pior desde 2016”, afirmou José Maurício Andretta Júnior, presidente da Fenabrave.
O executivo também pontuou que a queda nas vendas deve ser ainda mais sentida em junho, já que há um intervalo entre a data da compra e a efetivação do registro na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Como as medidas oficiais do governo foram anunciadas somente no dia 25 de maio, o impacto maior nas vendas e cancelamentos de contratos já firmados, portanto, só deverá ser sentido nos primeiros dias do mês corrente.
Acumulado do ano ainda é bom
Apesar dos números mais recentes terem gerado o “pior maio” desde 2016, eles seguem positivos no somatório geral do ano, com alta de 10% em relação às vendas nos cinco primeiros meses de 2022.
Até o momento, o Brasil registrou 754.851 emplacamentos entre janeiro e maio, com destaque positivo para a Fiat, que manteve-se na liderança entre as montadoras pelo 29º mês consecutivo.
A Volkswagen, com crescimento de 12,7%, puxada pelos bons números do Polo, superou a Chevrolet e assumiu a vice-liderança em vendas no Brasil. Toyota e Jeep completam o top 5.