Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Em decisão polêmica, Tesla anuncia que vai se mudar da Califórnia

Por| Editado por Jones Oliveira | 11 de Outubro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Afif Kusuma/Unsplash
Afif Kusuma/Unsplash
Tudo sobre Tesla

A Tesla anunciou na última semana que irá mudar o local de sua sede administrativa, gerando muita polêmica e dúvidas. Segundo Elon Musk, CEO da montadora, a empresa vai passar a ser comandada de Austin, no Texas, e não mais de Palo Alto, na Califórnia. A decisão, de acordo com o executivo, foi para facilitar o acesso dos funcionários, mas tudo pode ter a ver com outros fatores, como política e custos.

Em reunião com acionistas, Musk disse que levar a sede para Austin facilitará a logística para os funcionários, que não precisarão fazer grandes deslocamentos de suas casas para o trabalho. Entretanto, mesmo que essa transferência por motivos físicos e estruturais faça sentido, o relacionamento recente do executivo com as autoridades da Califórnia levantou outras suspeitas e dúvidas.

Essas dúvidas surgiram porque, em meio à pandemia da covid-19, Elon Musk ameaçou retirar suas operações da Califórnia — incluindo a fábrica de Fremont — por não concordar com a administração local, que exigiu o fechamento da planta. À época, a montadora criou uma espécie de abrigo para funcionários não se contaminarem e poderem continuar trabalhando, algo que não foi aceito pelo governo do estado e motivou até um processo por parte da empresa contra as autoridades.

Continua após a publicidade

Além disso, o estado do Texas é um dos poucos que proíbem a venda de automóveis de modo direto, que é exatamente o que a Tesla faz. Por lá, o modo de negociação deve ser feito por meio de concessionárias. No caso da empresa de Musk, ela própria é dona das lojas, mas isso, ao que parece, não foi considerado pelo executivo, que, além da sede administrativa, também manterá uma gigafactory na cidade de Austin. Entretanto, ao menos sob o ponto de vista político, Musk parece mais alinhado com Greg Abbott, governador do estado sulista.

Produção vai aumentar

Continua após a publicidade

Mesmo retirando sua sede da Califórnia, a Tesla confirmou que vai melhorar a produção na fábrica de Fremont. Segundo Musk, a ideia é aumentar a fabricação de carros em 50%, mesmo com as dificuldades impostas pela crise dos semicondutores. Atualmente, a planta gera 500 mil Model 3 e Model Y e mais 10 mil Model X e Model S.

Fonte: TechCrunch, The Verge