Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Tesla ameaça mudar sua sede para Texas ou Nevada se não puder reabrir fábrica

Por| 11 de Maio de 2020 às 22h30

Link copiado!

Elektrek
Elektrek
Tudo sobre Tesla

A Tesla abriu um processo conta o condado de Alameda, na Califórnia, no último sábado (09). O objetivo é pressionar as autoridades locais para que eles permitam que a empresa reabra a sua fábrica principal, localizada na região de Fremont. Caso contrário, Elon Musk, co-fundador e CEO da montadora, ameaçou mudar a planta - bem como futuros programas - para o Texas ou Nevada.

Até o momento, o departamento de saúde do condado de Alameda disse que a montadora não deve reabrir a sua fábrica, já que a ação vai contra as medidas locais de bloqueio para conter a propagação do coronavírus e que continuam em vigor. No entanto, em um post publicado em seu blog oficial, a Tesla afirmou que a posição das autoridades do condado não lhe deixam outra alternativa a não ser tomar medidas legais para garantir que seus funcionários pudessem voltar ao trabalho.

Ainda no post, a Tesla afirmou ter desenvolvido um plano completo para que seus funcionários pudessem voltar à fábrica com segurança. O programa inclui treinamentos em vídeos online para, áreas compartimentadas na zona de trabalho, triagem de temperatura, requisitos para usar equipamentos de proteção e protocolos rigorosos de limpeza e desinfecção. A companhia disse ainda ter apresentado seu plano às autoridades de Alameda, mas não obteve retorno dos funcionários públicos, seja por e-mail ou telefone.

Em resposta, o Departamento de Saúde Pública do condado de Alameda, afirmou - também no último sábado - que estava "se comunicando diretamente e trabalhando em estreita colaboração com a equipe da Tesla".

Continua após a publicidade

Adeus, Califórnia?

Em ação aberta no tribunal federal de São Francisco contra o condado de Alameda, a Tesla chamou as restrições contínuas praticadas pelas autoridades da região de "tomada de poder", desde que o governador da Califórnia havia dito na último quinta-feira (7) que as fabricantes do estado poderiam reabrir suas instalações. Além disso, conforme os autos do processo, a empresa disse que Alameda estava indo contra as constituições federal e da Califórnia, além de desafiar a ordem do governador.

Em sua defesa, o condado de Alameda está programado para permanecer fechado até o final de maio, com apenas negócios essenciais autorizados a reabrir. O condado disse que não considera Tesla um negócio essencial.

E foi no Twitter, a arma preferida de Musk - para o bem ou para o mal - que ele decidiu falar grosso e ameaçou até mesmo mudar a sede da Tesla para outro estado:

Continua após a publicidade

"Francamente, essa é a gota d'água. A Tesla agora mudará seu QG e programas futuros para o Texas / Nevada imediatamente. Se ainda mantivermos as atividades na fábrica de Fremont, isso dependerá de como a Tesla será tratada no futuro. A Tesla é a última montadora que resta na Califórnia.

Ainda na última quintra-feira, Musk havia dito aos seus funcionários que a produção da unidade - ainda que de forma limitada - seria reiniciada em Fremont na sexta-feira (08) à tarde. No ano passado, a Tesla construiu quase meio milhão de veículos na fábrica de Fremont.

Mesmo que decida se mudar, Musk e a Tesla enfrentariam um desafio colossal de logística para movimentar a fábrica de automóveis para outro estado, em um empreendimento de enormes proporções. Segundo uma estimativa de Dan Ives, analista da Wedbush, a empresa pode levar de 12 a 18 meses para realocar toda a sua produção da unidade em questão.

Continua após a publicidade

Além disso, ameaça de realocar a instalação ocorre quando a Tesla pretende aumentar a produção de seu utilitário esportivo, o Modelo Y.O veículo é, hoje, sua maior aposta gerar demanda recorde e margens de lucro. E tudo isso seria muito fácil a partir de Freemont.

Para completar, essa não é a primeira briga de Musk com as autoridades da Califórnia. Em março, ele entrou em atrito com os legisladores do estado, questionando se a Tesla deveria interromper a produção em Fremont com devido ao crescimento do número de casos de Covid-19 nos EUA. Na época, ele criticou os pedidos de bloqueio e permanência em casa, chamando-os de "sério risco" para as empresas americanas e que tal ação seria "inconstitucional".

Mesmo com os atritos de Musk com as autoridades, as ações da Tesla aumentaram 127% desde 18 de março, seu nível mais baixo de fechamento recente, incluindo um ganho de 16,8% na última semana de negociação. Com isso, o preço da ação da companhia atingiu US$ 819,42 na sexta-feira (8).

O que o condado de Freemont diz

Continua após a publicidade

O condado de Alameda disse no sábado que está trabalhando com a Tesla para desenvolver um plano de segurança que "permita reabrir a unidade, enquanto protege a saúde e o bem-estar dos milhares de funcionários" que trabalham na fábrica e que espera chegar a um acordo sobre um plano de segurança muito em breve.

A prefeita de Fremont, Lily Mei, expressou preocupação com as possíveis implicações econômicas relativas ao afrouxamento das restrições de quarentena para fabricantes como a Tesla. Ainda no sábado, Mei pediu ao condado que trabalhe com as empresas em "diretrizes aceitáveis ​​para a reabertura".

ATUALIZAÇÃO:

Em seu Twitter, Musk afirmou que a Tesla reiniciaria suas atividades nesta segunda-feira, mesmo contra as regras do condado de Alameda:

Continua após a publicidade

Além disso, ele afirmou que se alguém for preso, que seja apenas ele.

Fonte: TeslaReuters