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Dirigimos o Lexus UX 300e, SUV Toyota inédito no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 20 de Novembro de 2022 às 11h00

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Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech
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Lançado em 2020 como primeiro modelo de produção 100% elétrico da Lexus, o UX 300e é um SUV de porte médio que reúne luxo, requinte e potência em um só produto, mas que por aqui não é muito badalado.

A reportagem do Canaltech teve a chance de experimentar rapidamente este belo SUV produzido pela divisão de luxo da Toyota, durante evento realizado na fábrica da marca japonesa em Sorocaba, interior de São Paulo. E sentiu o prazer que o consumidor brasileiro, infelizmente, não terá.

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Antes de relatar como foi essa experiência, vamos apontar tudo o que a divisão de luxo da montadora japonesa colocou neste carro que, pelo menos por enquanto, não será vendido por aqui.

Como é Lexus UX 300e

O modelo recebeu atualizações importantes em 2022 e está à venda nos mercados da Ásia, Europa e Estados Unidos, com preços partindo de 53.000 euros — aproximadamente R$ 298 mil na conversão direta.

Vendido lá fora em três versões (Executive, Premium e Premium+), o Lexus UX 300e é equipado com uma bateria de 54 kWh instalada sob o piso e capaz de dar ao SUV uma autonomia aproximada de 300 quilômetros por carga no ciclo WLTC.

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As demais variantes disponíveis no mercado fora do Brasil oferecem uma bateria ainda maior, de 72,8 kWh. Nesta configuração, que começará a ser entregue no início de 2023, o alcance pula de 300 para 450 quilômetros, um generoso aumento na capacidade.

Em termos de motor, o Lexus UX 300e também faz bonito, pois tem montado no eixo dianteiro um propulsor elétrico de 150 kW. Ele tem a potência equivalente de 204 cavalos (a mesma do Mirai movido a hidrogênio, que também testamos) e um torque de 30,6 kgfm, também idêntico ao do imponente sedan.

O pacote de segurança e tecnologia recebeu uma maior atenção por parte da empresa na mais recente atualização. O Lexus Safety System, por exemplo, ganhou uma lente única melhorada e radares milimétricos, e agora pode detectar ciclistas e pedestres até mesmo à noite, além de carros que por ventura se aproximem antes de curvas ou de cruzamentos.

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O Lexus 300e também é equipado com recursos como o Dynamic Radar Cruise Control, que desacelera automaticamente o SUV em curvas mais acentuadas; o Emergency Steering Assist e o Lane Tracing Assist, todos com inteligência artificial voltada para auxiliar nas funções de segurança. Todas as versões contam com rodas de 17 polegadas e conjunto óptico em LED.

Test-drive: Lexus UX 300e faria sucesso no Brasil

Assim como no caso do Toyota Mirai, a experiência de dirigir o Lexus UX 300e foi rápida, mas extremamente agradável. O percurso, bastante curto, englobou uma volta rápida pela pista de testes da montadora japonesa em Sorocaba e foi suficiente para deixar uma boa primeira impressão (e talvez única) a respeito do modelo.

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Mais leve do que o Mirai, o Lexus UX 300e tem uma resposta mais rápida à pisada no acelerador e entrega instantaneamente os 30,6 kgfm de torque ao condutor. A potência de 204 cavalos é a mesma de modelos como o Volkswagen ID.3, que também já dirigimos por aqui, e mostrou ser perfeita para o que o SUV de porte médio se propõe a oferecer.

De acordo com o profissional da Toyota que acompanhou a reportagem no test-drive, a versão de entrada do Lexus UX 300e seria perfeita para o mercado brasileiro, especialmente para uso urbano — até por conta da autonomia baixa para viagens muito longas.

Infelizmente, no entanto, o alto custo do modelo, que não chegaria aqui por menos de R$ 500 mil, impedirá que o SUV compacto da Toyota tenha a chance de mostrar para mais brasileiros o que o Canaltech teve o privilégio de provar... pelo menos até segunda ordem.

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