Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

3 diferenças entre o Citroën C3 e o C3 Aircross

Por| Editado por Jones Oliveira | 27 de Abril de 2024 às 08h30

Link copiado!

Paulo Amaral/Canaltech
Paulo Amaral/Canaltech

O Citroën C3 chegou ao Brasil com a nova geração de sua versão hatch em meados de 2023 para dar início à chamada “família C-Cubed”. Recentemente, ela ficou maior com a adição do C3 Aircross, SUV compacto que oferece versões com 5 ou 7 lugares.

A reportagem do Canaltech teve a oportunidade de passar um tempo com os dois representantes da família, que em breve também terá um SUV coupé, o Basalt. E listou algumas diferenças importantes entre o Citroën C3 básico e o C3 Aircross.

Nesta lista, vamos mostrar o que muda entre quem optar pela compra do hatch e quem mostrar preferência pelo SUV. Lembramos, claro, que o objetivo não é mostrar qual o melhor, pois essa decisão é exclusivamente sua, ok?

Continua após a publicidade

Para levantarmos as diferenças entre o C3 hatch e o Aircross, usaremos como exemplos as versões Feel e Shine, respectivamente, pois foram estas as configurações cedidas pela Stellantis à nossa reportagem.

Quais as diferenças entre o C3 e o Aircross?

Apesar de serem membros de uma mesma família e, por isso, apresentarem similaridades no conceito do projeto, o C3 hatch e sua versão SUV, chamada de Aircross, também têm diferenças. Vamos a elas.

3. Dimensões

A primeira — e mais óbvia — diferença entre o C3 hatch e o Aircross diz respeito às dimensões. Afinal de contas, estamos comparando um hatch e um SUV que, mesmo compacto, nunca terá o mesmo tamanho do co-irmão.

O Citroën C3 tradicional apresenta 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,58 m de altura e entre-eixos de 2,54 m, dimensões bastante generosas para o segmento, graças à plataforma CMP da Stellantis.

Continua após a publicidade

A versão Aircross, por sua vez, tem 13 centímetros extras de entre-eixos (2,67 m), ponto que o deixa com espaço interno ainda mais generoso que o hatch. Nas demais dimensões, o SUV compacto apresenta 4,32 m (comprimento), 1,72 m de largura e 1,67 m de altura. O centímetro a menos na largura, porém, não chega sequer a ser percebido no uso diário.

2. Motorização

A segunda diferença que o Citroën C3 Aircross apresenta em relação ao hatch está sob o capô. Embora ambos sejam equipados com propulsores 1.0, o SUV conta com a versão turbo, enquanto o hatch entrega o aspirado.

Continua após a publicidade

Em números puros, o hatch oferece ao condutor 75 cv de potência e 10,7 kgf/m de torque com seu motor Firefly, da Fiat, enquanto o SUV quase “dobra a aposta” ao dar 130 cv e 20,4 kgf/m com o novo turbo 1.0 que também está presente no Peugeot 208 e em versões do Fiat Fastback.

Essa diferença em potência e torque reflete diretamente no desempenho. Enquanto o C3 hatch tem um 0 a 100 km/h de 14,1 segundos e alcança 160 km/h de velocidade máxima, o Aircross cumpre o 0 a 100 km/h em 9,7 segundos, e tem máximas declaradas de 191 km/h.

A disparidade no desempenho, por sua vez, impacta no consumo. Segundo os números oficiais da marca, o C3 hatch varia entre 7,2 km/l e 8,5 km/l (cidade/estrada, com etanol) e 10,9 km/l e 12,8 km/l, nos mesmos parâmetros, com gasolina no tanque. O SUV roda um pouco mais por litro com etanol (7,4 a 8,6), mas é mais gastão com gasolina 10,6 a 12 km/l.

Continua após a publicidade

1. Design

Vamos fechar a lista de 3 diferenças entre o C3 e o C3 Aircross com mais uma que é bastante simples de perceber: o design.

O C3 hatch chegou ao Brasil com um visual diferenciado em 2023, e até lembra um pouco o SUV em uma primeira e rápida olhada, mas basta prestar um pouco mais de atenção para ver que há mais diferenças que similaridades.

Continua após a publicidade

O Aircross tem pára-choques diferentes, rodas exclusivas, portas traseiras maiores para facilitar a entrada e a saída dos passageiros e uma traseira mais encorpada, que lembra até mais uma minivan do que um SUV compacto. Os carros são irmãos, mas apresentam propostas bem diferentes, até no visual.