Publicidade

Conheça o XBus, carro elétrico que pode virar picape, furgão e até motorhome

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Julho de 2021 às 11h10

Link copiado!

Reprodução/YouTube/Electric Brands
Reprodução/YouTube/Electric Brands

A empresa alemã Electric Brands é mais uma das startups a surfar na onda dos carros elétricos e projetou um produto que deve agitar o mercado a partir de 2022. Trata-se do XBus, um veículo 100% elétrico e modular que pode ser configurado de diversas maneiras para atender a seus clientes, desde um simples automóvel de passeio até um motorhome completo com leitos e todo o conforto. 

O segredo do XBus está em sua plataforma modular. E mesmo sendo bem pequeno, com apenas 3,64 de comprimento, ele pode levar até mil quilos de carga, o suficiente para o acoplamento de um trailer. Para carregar tamanho peso, o torque disponibilizado pelos motores elétricos do veículo impressiona: são 101,6 kgf/m, praticamente o dobro da picape média Volkswagen Amarok V6, uma das maiores e mais fortes já avaliadas pelo Canaltech. 

E com tamanha força, o XBus também pode ser configurado como um furgão simples para levar passageiros e cargas variadas, ou até mesmo uma picape. Nesse caso, os quatro motores elétricos podem atingir os 75cv, fazendo com que o passeio seja levado em uma velocidade de carro convencional, mas sempre com o torque imediato, o que traz uma sensação de dirigir bem ágil, como pudemos ver em outros carros elétricos.

Continua após a publicidade

Para alimentar toda essa versatilidade e força, o XBus será equipado, inicialmente, com uma bateria de 10 kWh, o que lhe garante uma autonomia de 200 quilômetros. Mas, segundo o pessoal do portal Click Petróleo e Gás, a fabricante alemã promete versões com até 600 quilômetros de autonomia no futuro, independentemente da configuração escolhida pelo cliente. 

A Electric Brands já disponibilizou encomendas do XBus em seu site oficial para toda a Europa, com preços partindo de € 18.070 na configuração Freedom. Seu lançamento está marcado para 2022. 

Continua após a publicidade

Fonte: Click Petróleo e Gás