Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Conheça o Truva, esportivo elétrico alemão de 1400cv e que custa quase R$ 4 mi

Por| Editado por Jones Oliveira | 21 de Setembro de 2021 às 15h35

Link copiado!

Divulgação/Elektron
Divulgação/Elektron

A eletrificação não vai apenas atingir os carros de passeio e generalistas. Muitas empresas já se preparam para lançar modelos esportivos com propulsores 100% elétricos, aproveitando-se, claro, do torque imediato e da potência absurda que essa tecnologia oferece. Uma dessas marcas é a alemã Elektron Motors, já conhecida por ter desenvolvido um modelo de 2.300cv e que agora traz uma versão mais "mansa" do bólido, o Truva, que despeja "apenas" 1.400cv. 

A ideia da fabricante é de que, no futuro, o Truva seja a base para carros de competição, compartilhando tecnologia para que as escuderias desenvolvam seus bólidos, como a croata Rimac Automobili. "A Elektron pretende produzir carros esportivos de alto e altíssimo desempenho, mas também sou piloto de corridas e pretendo entrar no mundo do automobilismo com a nossa empresa", disse Armagan Arabul, CEO da empresa.

E potencial para isso o Truva tem de sobra. Seu powertrain de 1.400cv é mais potente do que os carros de Formula 1, por exemplo. E mesmo sem revelar os dados de desempenho, é de se imaginar que sua performance seja assustadoramente boa, com um 0 a 100 km/h feito em no máximo 2 segundos. Para abastecer tudo isso, a Elektron instalou uma bateria de 100 kWh. 

Continua após a publicidade

Para chegar nesse desempenho, a empresa também fez algumas escolhas interessantes do ponto de vista da engenharia. Assim como seu irmão mais potente, o Quasar, o Truva terá tração integral e motores nos dois eixos, sendo um no dianteiro e dois no traseiro, o que garante uma aceleração monstruosa. 

Preço e disponibilidade

O Elektron Truva chega ao mercado europeu em 2023, com preço-base de 600 mil euros, ou R$ 3,7 milhões na cotação atual. Dados como autonomia e tecnologias embarcadas serão reveladas posteriormente, bem como as versões. 

Continua após a publicidade

Fonte: Inside EVs