Volvo usa realidade estendida para apresentar nova linha de caminhões

Volvo usa realidade estendida para apresentar nova linha de caminhões

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 21 de Junho de 2021 às 10h15
Reprodução/ Volvo/ YouTube

Lançada na última quarta-feira (16), a nova linha F de caminhões da Volvo vem para balançar o mercado, trazendo muita inovação e tecnologia para um segmento de suma importância no Brasil. No evento, porém, a empresa fez uso de técnicas utilizadas no cinema para mostrar seus novos produtos aos clientes de modo mais atraente; para isso, trouxe a empresa Avantgarde para montar uma apresentação com realidade estendida (xR).

A realidade estendida é uma nova técnica utilizada para produção de conteúdo que permite que sejam combinados mundos físicos e virtuais. Trata-se de uma combinação das tecnologias de realidade virtual, aumentada e mista, que oferece uma completa imersão do público e dos apresentadores dentro do conteúdo e amplia o leque de possibilidades para marcas.

Esta técnica capta as imagens do estúdio com iluminação dinâmica graças aos cenários virtuais exibidos em tempo real em telas de LED e, utilizando câmeras especiais, permite que os cenários sejam expandidos para completa imersão em um mundo virtual criado em softwares de 3D utilizados pela indústria de jogos, como Unreal Engine. Tudo isso sendo visualizado em tempo real.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para os eventos corporativos, por exemplo, a xR permite que o produto e os apresentadores sejam inseridos dentro de cenários virtuais impressionantes, realistas e integrados aos demais elementos em cena, com níveis superiores de iluminação, texturas, sombras e detalhes, como pode ser visto no vídeo da apresentação da Volvo.

Com a mesma tecnologia utilizada na série The Mandalorian, do Disney +, e jogos como Fortnite e Mortal Kombat 11, a produção para a Volvo contou com mais de 150m² em telas de LED, composição em tempo real, câmeras com rastreamento, toneladas de terra, pedras e plantas cenográficas, além de áudio imersivo.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.