Publicidade

Chevrolet não vai mais usar Apple CarPlay e Android Auto em seus carros

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Google
Divulgação/ Google

A Chevrolet vai aderir ao Android Automotive como sistema operacional padrão de seus carros. Com isso, aplicativos como o Google Maps, Waze, Spotify e muitos outros poderão ser acessados nativamente nos veículos da marca e da General Motors, assim como já acontece em automóveis de marcas como a Volvo, por exemplo.

Segundo a Reuters, a GM vai, aos poucos, deixar de oferecer o espelhamento com Android Auto aos seus carros. Isso, aliás, já acontece há algum tempo. Em viagem recente aos Estados Unidos, o Canaltech teve a oportunidade de testar o SUV elétrico de luxo Cadillac Lyriq, que já possui o Android Automotive integrado.

Sobre o Apple CarPlay, a publicação afirma que sua remoção dos veículos da GM também vai acontecer, mas é de se esperar que, tão logo os carros assumam o Android Automotive, uma compatibilidade com o sistema da Apple seja liberada, assim como a própria Volvo fez. Isso acontece devido à alta fidelidade de usuários Apple, maioria nos EUA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Sistema terá assinaturas

A ideia da General Motors é de oferecer diferentes níveis de assinatura para esse sistema com base no Android Automotive. A montadora deve adequar o programa para cada carro, já que existirão modelos elétricos, comerciais e a combustão que exigirão diferentes tipos de interface.

A CEO da GM, Mary Barra, já indicou que espera ter uma boa fonte de recursos disponibilizando assinaturas. Isso, porém, não deve ocorrer tão cedo. O próprio Cadillac Lyriq possui o sistema sem custos adicionais. Durante nosso uso, porém, percebemos que toda a interface é própria do carro e não essencialmente parecida com o Android, como vemos nos Volvo.

O primeiro carro dessa nova leva com o Android Automotive deve ser o Chevrolet Blazer EV, já confirmado para o Brasil.