Adeus Fiat Uno | 7 inovações que o carro trouxe para o Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A série limitada Ciao, anunciada pela Fiat antes do Natal, marcará a despedida do Uno do mercado brasileiro após 37 anos e mais de 4,3 milhões de unidades fabricadas no país na fábrica de Betin (MG).
A trajetória do icônico carro da montadora italiana, hoje pertencente ao grupo Stellantis, foi recheada de novidades. E é sobre as 7 principais inovações que o Fiat Uno trouxe para o Brasil que vamos falar neste especial.
Relembre alguns dos principais recursos que o carro introduziu no segmento automotivo do Brasil ao longo de quase 4 décadas e, se quiser, corra para garantir uma das 250 unidades da série Ciao, exclusiva e numerada, para ter o hatch na garagem pelos próximos anos.
7. Pequeno por fora, grande por dentro
Ao iniciar sua trajetória no Brasil, o Fiat Uno adotou o slogan “pequeno por fora, grande por dentro”. A ideia, claro, era mostrar que o modelo, apesar de compacto, tinha um bom espaço interno para acomodar motorista e passageiros.
6. “Uno raio” marcou época
Três anos após a estreia, a Fiat inovou novamente ao dar ao Uno um motor 1.5. O Uno 1.5 R conquistou o coração principalmente do público jovem e era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12 segundos, um tempo extraordinário para a época.
5. Do “raio” ao 1.0
De um extremo ao outro da potência. Depois de lançar moda com um carro turbo, a Fiat usou o Uno para mostrar que economia também era um ponto forte do hatch. Em 1990, ele foi o primeiro carro do Brasil a sair de fábrica com o motor 1.0, e a inaugurar o conceito de “carro popular”.
4. Ar-condicionado
O Fiat Uno também apresentou inovações no quesito conforto. Afinal, em 1994, fez o Mille ELX se tornar o primeiro carro do mercado brasileiro a ter ar-condicionado em sua versão popular, ou seja, mais barata.
3. Turbinada na linha
Foi também em 1994 que a Fiat deu ao Uno uma das maiores inovações do mercado automotivo brasileiro: o primeiro motor turbo de série para um carro nacional. Foi o início de um conceito também conhecido como downsizing, ou seja, diminuição do tamanho do motor.
2. Arredondando o quadrado
Em 2010, uma das maiores inovações da Fiat para a linha do Uno também foi a mais radical. A montadora, literalmente, trocou as linhas do carro, deixando de lado o estilo “botinha ortopédica” e, como a própria marca disse, “arredondando o quadrado”.
1. Tecnologia
A última das 7 inovações que destacamos e atribuímos ao Fiat Uno como precursor entre os carros no Brasil é o sistema start-stop. Ele surgiu em 2015, na série chamada Uno Evolution, que também marcou a inauguração dos motores Firefly 1.0 e 1.3, ambas de 3 cilindros.
E aí? Muita inovação para um carro só, não acham? Vocês sentirão falta do Fiat Uno? Conte pra nós aí nas redes sociais, canaltecher.
Com informações Stellantis