5 motivos para NÃO comprar o Chevrolet Cruze RS
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
O Chevrolet Cruze RS é um carro com excelente motor, tecnologia de ponta e muito confortável. A experiência de dirigir o hatch, que navega praticamente sozinho em seu segmento no Brasil, também é bastante agradável, principalmente para quem curte uma pegada mais esportiva.
- Review Chevrolet Cruze RS | O “Último dos Moicanos” de roupa nova
- 5 motivos para comprar o Chevrolet Cruze RS
Porém, há pontos que poderiam ser melhorados no carro que ganhou uma versão repaginada em 2022. Quem leu a análise feita pela reportagem do Canaltech após passar alguns dias ao volante do Cruze RS, provavelmente “pescou” alguns deles.
Ainda assim, estamos aqui para listar 5 motivos para não comprar o Chevrolet Cruze RS. Veja quais são eles.
5. Consumo
O Cruze RS manteve o motor 1.4 turbo de 153 cavalos em sua nova versão. Por um lado, isso é bom porque a tocada do hatch realmente impressiona. O lado ruim, e que abre a lista dos 5 motivos para não comprar o modelo da Chevrolet, é que ele segue muito “beberrão”.
Em tempos de combustível caríssimo, quem usa o veículo com frequência precisa pensar bem antes de levar o carrão para casa. Durante o período em que esteve nas mãos do Canaltech, os números variaram entre 9 km/l, no trajeto exclusivamente rodoviário, e 7,3 km/l na aferição mista — ambos abaixo do que prevê o Inmetro (9,3 km/l e 7,6 km/l, respectivamente).
4. Console central
A Chevrolet caprichou no acabamento do Cruze RS, mas poderia ter destinado um pouquinho mais de espaço para o console central do hatch. Isso poderia ser resolvido trocando uma das aberturas para colocar garrafas (há duas) por um compartimento maior para guardar celular, óculos escuros ou outros acessórios importantes para o motorista.
3. Conexão via cabo
Apesar de ter muita tecnologia de ponta embarcada, causa estranheza que a Chevrolet ainda não tenha adotado o pareamento dos celulares com o Android Auto ou com o Apple Carplay, sem a necessidade de conectar o aparelho via cabo para o espelhamento. Além de desagradável, pois o fio fica cruzando a frente da tela, este recurso parece fora de compasso quando comparado ao pacote completo do Cruze RS.
2. Porta-malas
Um dos maiores defeitos do Cruze RS é o tamanho do porta-malas. É difícil de entender como um carro deste porte (4.448 mm de comprimento por 1.807 mm de largura) tem um compartimento para bagagens de apenas 290 litros.
Para efeitos de comparação, vale o registro de que ele é menor do que o oferecido em hatches compactos, como Renault Sandero (320 litros) ou HB20 (300 litros), ambos mais baratos do que o modelo da Chevrolet (mas menos equipados, é verdade).
1. Preço
Todo mundo sabe que não há mais carro barato no Brasil, mas o preço que as concessionárias Chevrolet estão pedindo pelo Cruze RS 2022 é um pouco decepcionante. Se o objetivo do hatch é mesmo o de permanecer vivo e representando o segmento nos próximos anos, talvez o valor de R$ 154,5 mil precise ser repensado.
Afinal, por este preço é possível encontrar, por exemplo, o Chevrolet Tracker, também com ótimo motor e desempenho e que, certamente, terá vida mais longa no mercado do que O Último dos Moicanos… Mesmo que de roupa nova.