Chevrolet lança Cruze RS e Midnight para dar sobrevida aos carros no Brasil
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
A General Motors anunciou na noite desta quarta-feira (26) o lançamento do Cruze RS e do Cruze Midnight, versões esportivadas dos seus hatch e sedan médios. Com mudanças estéticas e ajustes dinâmicos, esses carros prometem dar uma sobrevida a um dos últimos modelos de suas respectivas categorias, devoradas pelos SUVs.
- Review Chevrolet Cruze | Um dos carros mais injustiçados do Brasil
- Review Chevrolet Cruze Hatch | O Último dos Moicanos
Segundo a GM, o hatch Cruze RS teve mudanças mecânicas para trazer mais esportividade ao carro, como nova calibração do motor, ajuste na suspensão e relação diferenciada do câmbio automático de seis velocidades.
Em termos estéticos, a montadora acrescentou novas cores ao modelo, que são exclusivas da versão RS. Há, também, um novo aerofólio traseiro que, segundo a GM, é funcional e afeta o comportamento dinâmico do veículo. No interior, há detalhes diferenciados quando comparamos com as variantes LTZ e Premier.
No conjunto de equipamentos, o Cruze RS é configurado abaixo das variantes topo de gama da linha, mas chega trazendo itens como conexão 4G nativa, conectividade com o app My Chevrolet, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
Também estão presentes seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, chave presencial, câmera de ré, sensores traseiros e dianteiros de estacionamento, sensor crepuscular, sensor de chuva e ar condicionado digital e automático.
Já na versão sedan Midnight, as alterações são meramente estéticas, com a escolha da montadora por tons escuros no interior e exterior, algo já trabalhado em modelos como o Onix Plus e Chevrolet Tracker da geração passada. Em nível de equipamentos, o Cruze Midnight é parecido com o RS.
Cruze RS e Midnight: motorização segue a mesma
Já avaliadas aqui no Canaltech, as versões hatch e sedan do Cruze são equipadas com o excelente motor 1.4 turbo de 153cv e 24,5 kgf/m de torque, que dão aos carros um ótimo comportamento tanto nas ruas quanto nas estradas. Para as versões RS e Midnight, a Chevrolet adota o mesmo conjunto powertrain, que está sempre acoplado ao câmbio automático de seis marchas.
Cruze RS e Midnight: preço e disponibilidade
Na apresentação, a General Motors informou que ambas versões do Cruze chegam às concessionárias no final de janeiro, mas não informou o preço oficial.
A montadora confirmou, porém, que os automóveis serão vendidos nas respectivas cores:
Cruze RS
- Branco Summit
- Cinza Satin Steel
- Vermelho Chili
Cruze Midnight
- Ouro Negro
- Azul Eclipse
- Cinza Satin Steel
Palpite do Canaltech
Um dos carros mais injustiçados do Brasil, o Chevrolet Cruze ainda sobrevive no voraz mercado automotivo brasileiro, hoje dominado pelos SUVs compactos e médios. Entretanto, ainda há um público cativo que ama os sedans e hatches médios, mesmo que esses últimos já estejam em extinção há anos.
Com a chegada do Cruze RS e do Cruze Midnight, a GM pode dar sobrevida a um dos automóveis mais equilibrados e agradéveis do mercado brasileiro. Caso saiam de linha — e a chance de isso acontecer é grande —, a torcida é que a montadora traga opções ainda melhores, mas da mesma categoria.