Central multimídia é o maior problema de carros seminovos
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A J.D Power, consultoria especializada em avaliar carros seminovos nos Estados Unidos — aqueles com até 3 anos de uso —, revelou em seu mais novo relatório quais os principais problemas relatados pelos proprietários. E a campeã em reclamações no ano de 2023 surpreendeu.
- Android Auto x Android Automotive: qual a diferença entre as duas plataformas?
- O que é o sistema ADAS e como ele funciona?
De acordo com a consultoria, os principais focos de problemas em carros seminovos nos Estados Unidos estão relacionados com a central multimídia, mais especificamente com a conectividade via Android Auto e Apple CarPlay.
Segundo os números do Estudo de Qualidade Inicial Percebida (EQIP), indicador utilizado para avaliar as reclamações dos proprietários, os sistemas de infotenimento apresentaram quase o dobro de problemas e defeitos do que o vice-campeão em reclamações de donos de carros seminovos no país: o exterior (carroceria).
Além do Android Auto e do Apple CarPlay, que apresentaram falhas de conectividade consideradas recorrentes, os usuários também reclamaram bastante do reconhecimento por voz integrado aos serviços. Eles tiveram, respectivamente, 6.3 e 6.1 pontos no PP100, enquanto as centrais multimídia, por si só, registraram pontuação de 4.9.
Recursos do pacote ADAS “irritam” os donos
O relatório revelou também que muitos proprietários têm encontrado dificuldades para lidar com o avanço das tecnologias nos carros inteligentes, em especial com os sistemas de assistência ao condutor, cada vez mais presentes em pacotes ADAS.
Segundo a J.D. Power, os maiores níveis de dificuldade estão ligados a recursos como aviso de saída de faixa/assistência para manutenção de faixa e aviso de colisão frontal e frenagem automática de emergência.
Fonte: J.D. Power