Publicidade

Carros voadores elétricos fazem voo de teste em Nova York

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ Joby Aviation
Divulgação/ Joby Aviation

A cidade de Nova York, EUA, recebeu um evento histórico no último dia 12 de novembro. A norte-americana Joby Aviation e a alemã Volocopter realizaram testes de voo de seus respectivos protótipos de carros voadores elétricos, o S4 e o SX (que depois se chamará VoloCity).

A cerimônia, que contou com a presença do prefeito de Nova York Eric Adams, imprensa e do corpo diretivo das empresas, marcou o primeiro voo de um eVTOL (veículo elétrico voador com decolagem vertical) em ambiente urbano, com ambas as aeronaves sobrevoando a região do Downtown Heliport, uma famosa base aérea localizada em Manhattan.

Com esse evento, a atual administração da cidade pretende expor seus planos de eletrificação do transporte urbano, juntamente com outros projeto em terra. "Ao eletrificar um dos heliportos mais famosos do mundo, NY está se colocando como uma liderança global na adoção de viagens aéreas elétricas. Estamos gratos pelo apoio da cidade e estamos honrados em trabalhar com parceiros visionários, como a Delta Air Lines, para trazer nosso serviço de táxi aéreo a este mercado", disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby Aviation, em comunicado.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo a Joby Aviation, já há um acordo com a Delta Airlines para a operação desses carros voadores saindo de qualquer ponto da Big Apple para os aeroportos da região. A economia de tempo, de acordo com a empresa, pode ser de mais de 40 minutos.

Já os europeus da Volocopter estão em um nível mais avançado dentro do seu projeto em termos operacionais. O VoloCity está em processo de homologação pelas autoridades europeias de aviação e deve começar a ser utilizado para voos comerciais já no ano que vem, enquanto a Joby pode ter que esperar mais um ano, já que a Força Aérea dos Estados Unidos recebeu alguns exemplares do S4 somente agora.

Como são os carros elétricos voadores da Joby e da Volocopter?

Os carros voadores testados em Nova York na última semana têm muitos pontos em comum. Ambos prometem voos silenciosos e rápidos, visando deslocamentos que antes eram feitos de modo muito demorado com carros e ônibus. Além disso, claro, há a preocupação com a segurança e a emissão de gases.

O Volocity deve funcionar somente em ambiente urbano, para deslocamentos de, no máximo, 35km. Com seus 18 rotores, ele é capaz de atingir velocidades de até 110 km/h e carregar dois passageiros (piloto e passageiro).

Continua após a publicidade

Já o S4, da Joby, vai ser mais utilizado para deslocamentos "executivos", geralmente para levar pessoas aos aeroportos. Em testes passados, o carro voador chegou a percorrer quase 250km a uma velocidade de 322 km/h. Os números finais ainda serão revelados.