Publicidade

Carro voador concorrente da Embraer bate recordes de velocidade e autonomia

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Janeiro de 2022 às 09h10

Link copiado!

Divulgação/ Joby Aviation
Divulgação/ Joby Aviation

A Joby Aviation revelou que seu protótipo de carro voador elétrico, o Joby S4, atingiu recordes de velocidade e alcance de voo, colocando-se como o modelo em desenvolvimento com os melhores números nesses fundamentos.

Após realizar mais de mil voos de teste, o Joby S4 chegou à marca de 330km/h, batendo o recorde anterior de 322km/h (que era dele próprio). Já no quesito alcance de voo, os registros foram ainda mais impressionantes, com 77 minutos e uma distância de 248,8 km.

Continua após a publicidade

Tudo isso foi possível graças ao aperfeiçoamento dos seis motores elétricos, que agora estão mais eficientes e resistentes — muito embora a potência não tenha sido revelada.

Segundo a Joby, o próximo passo é bater o recorde de teto operacional. A meta é chegar aos 3.048 metros de altitude, fazendo com que o Joby S4 passe a ser considerado o carro voador — ou eVTOL (veículo elétrico com decolagem vertical) — que mais se aproxima do comportamento e uso de uma aeronave.

Além dos testes e recordes, a Joby trabalha firme para conseguir as certificações necessárias junto à FAA, órgão regulador da aviação nos Estados Unidos. Muito embora tenha todas as condições para realizar voos longos e em boa velocidade, a premissa é que o Joby S4 seja usado em ambiente urbano e deslocamentos rurais.

Continua após a publicidade

Nada é por acaso

Uma das principais concorrentes da Embraer no segmento, a Joby Aviation tem feito um trabalho espetacular em seu carro voador, mas há um bom alicerce em todo o projeto. Um dos investidores da empresa é a Toyota, que já aportou US$ 400 milhões para ajudar no desenvolvimento do Joby S4.

Além disso, a Joby realizou uma fusão com a Reinvent Technology, o que a transformou na principal empresa do segmento de eVTOLs dos Estados Unidos. Seu valor de mercado hoje é de US$ 6,6 bilhões.

Joby S4: quando será lançado?

Continua após a publicidade

O Joby S4 será homologado para um piloto e 4 passageiros. Sua estreia comercial deve ocorrer em 2024.

Fonte: Robb Report