Carro da Sharp | Conheça a van elétrica da marca japonesa de eletrônicos
Por Eugenio Augusto Brito • Editado por Jones Oliveira | •

A Sharp, que é mais conhecida pelas TVs e eletrônicos, também pode se aventurar no segmento de carros elétricos com uma van que se transforma em sala de estar — ou em escritório — quando estiver estacionado, usando inteligência artifical para regular suas principais funções.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- VW Amarok 2025 chega com novo visual, mas mantém motor V6
- 10 melhores SUVs para comprar com até R$ 100 mil em 2024
Por ora, o conceito do Sharp LDK+ é apenas um apanhado de imagens renderizadas, sem qualquer especificação mecânica divulgada. As imagens mostram uma van de passageiros com aparência metalizada e visual bastante clean, lembrando vagamente um projeto suavizado da picape Tesla Cybertruck.
Placa solar e TV de 65" a bordo
A frente emoldura o logo da Sharp em tamanho gigante com um retângulo de bordas arrendondadas feito de LED. A área envidraçada lateral é enorme, assim como o para-brisa. Porém, a traseira em ângulo reto dispensa qualquer janela, enquanto o teto abriga placas de energia solar.
Na lateral, é possível vislumbrar porta do condutor e porta traseira corrediça, como nas vans convencionais. Mas o destaque da cabine são as poltronas giratórias, mesas escamoteáveis e persianas de LCD, para isolar o ambiente e ainda projetar imagens.
Lembra da traseira sem janela? Internamente, ela é equipada com uma tela de 65 polegadas, conectada à internet, que pode ser utilizada para diversão ou como monitor de computador, transformando o ambiente da van em escritório sobre rodas.
IA controla ar-condicionado da van
Ainda segundo a Sharp, o modelo é equipado com processadores capazes de lidar com IA, machine learning e internet das coisas (IoT) para aprender com hábitos de condutor e passageiros, de forma a criar um ambiente mais confortável.
Assim, ar-condicionado, iluminação interna e uso dos acessórios poderão ser automatizados conforme o uso. A LDK+ pode ainda servir de gerador, fornecendo energia, com gerenciamento de energia entre veículo e residência também ajustado automaticamente.
Segundo a Sharp, a LDK+ foi projetada em conjunto com a chinesa Foxxconn, fabricante responsável por produtos da Apple, Sony, Microsoft, Intel, da própria Sharp, entre outras.
Mais detalhes devem ser revelados nos dias 17 e 18 de setembro, durante a "Innovation Showcase", feira de soluções de tecnologia, em Tóquo (Japão). Esperamos que pelo menos especificações de motorização e autonomia ganhem vida no evento.