Publicidade

BYD prepara SUV off-road de luxo para encarar rivais alemães

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Dezembro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Weibo
Reprodução/Weibo

A BYD foi a montadora chinesa que mais cresceu em 2022 e, para 2023, tem como novos alvos as marcas alemãs que hoje dominam o segmento premium. Para isso, está desenvolvendo um novo SUV elétrico de luxo e off-road, capaz de fazer frente aos modelos Mercedes-Benz, BMW e Audi.

Em uma publicação no Weibo, principal rede social da China, Lian Yubo, vice-presidente executivo da marca, revelou que o novo modelo chegará ao mercado por meio da Yangwang, marca criada especialmente para abrigar os modelos de luxo desenvolvidos de olho no mercado das rivais alemãs.

Continua após a publicidade

Trabalhado sob o codinome R1, o SUV da Yangwang terá pegada off-road, mas sem deixar de lado o acabamento de puro luxo e, claro, o desempenho que faz parte dos modelos já consagrados da BYD, como o Han, o Tan e o Song Plus DM-i, todos testados pela reportagem do Canaltech.

Como será o SUV da BYD/Yangwang?

Continua após a publicidade

Pelo que se vê no teaser, o SUV desenvolvido pela BYD sob a logomarca Yangwang terá linhas menos harmoniosas do que as encontradas nos modelos já lançados, e adotará um visual mais bruto, com formas quadradas, similares às encontradas no Classe G da Mercedes ou no Defender, da Land Rover.

O R1, nome provisório do SUV off-road da BYD/Yangwang, também já foi flagrado, em sua versão “mula” (nome dado pelas montadoras às variantes não-oficiais dos carros que serão lançados), devidamente camuflada, pelo pessoal do Car News China. O flagra mostrou que o primeiro teaser oficial divulgado faz jus ao modelo que está por vir.

Em relação à motorização, a promessa é que o carro terá quatro motores elétricos, um em cada eixo, com potência e desempenho impressionantes, além de grande autonomia. O mistério, segundo a publicação no Weibo, tem data para terminar, já que o anúncio oficial do SUV está marcado para 5 de janeiro. O preço? Segundo fontes não-oficiais, vai girar em torno de 1 milhão de yuan, equivalente a R$ 740 mil na conversão direta.