Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

BYD já é a quarta maior fabricante de carros do mundo

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Outubro de 2023 às 15h15

Link copiado!

Divulgação/BYD
Divulgação/BYD

A BYD fechou o mês de agosto como a quarta montadora que mais vendeu carros no mundo e confirmou que o fenômeno que tomou conta do Brasil nos últimos meses não é exclusividade do nosso mercado.

Se por aqui a marca chinesa vem fazendo sucesso e redefinindo o segmento de elétricos e híbridos com o Dolphin, o Yuan e o Song Plus, lá fora a história se repete. A BYD vem se aproximando a passos largos do top 3 de marcas que mais vendem carros em todo o mundo.

O relatório recente da consultoria TrendForce apontou que a montadora cresceu 5% em agosto no comparativo com julho e, com isso, deixou para trás duas rivais tradicionais — Ford e Hyundai — para assumir a quarta posição no ranking global.

Continua após a publicidade

O excelente desempenho da BYD, que registrou 4,8% de participação global no mês, também aproximou bastante a montadora chinesa do top 3, apenas 0,1% atrás da Honda, hoje a última fabricante do pódio.

A aceleração só não foi suficiente, ao menos por enquanto, para assustar a Toyota. A marca japonesa segue firme na primeira colocação entre as montadoras que mais vendem carros no mundo, com uma fatia de 9,8% dos 5,55 milhões de automóveis emplacados nos 37 principais mercados do mundo em agosto de 2023.

Continua após a publicidade

China e Brasil empurram BYD

Os bons resultados da BYD têm participações fundamentais de dois mercados em especial: o da China, terra natal da montadora, e o do Brasil, que recebeu muito bem os primeiros modelos da marca comercializados por aqui, principalmente os fora do segmento premium.

Em “casa”, a BYD é líder absoluta, segundo dados da Associação de Automóveis de Passageiros da China. A marca respondeu por 12% dos quase 2 milhões de carros 0km comercializados no mês de agosto. Além disso, chegou à marca de 150 mil carros exportados nos últimos 12 meses e projetou dobrar o montante até o fim de dezembro.

O bom desempenho dos modelos mais em conta no Brasil também teve sua parcela de importância no avanço da BYD no ranking global. A marca chegou a estabelecer um novo recorde em vendas de elétricos e híbridos no país, ao emplacar 603 carros em apenas 24 horas.

Continua após a publicidade

10 montadoras que mais venderam carros no mundo em agosto

  1. Toyota: 9,8%
  2. Volkswagen: 6,5%
  3. Honda: 4,9%
  4. BYD: 4,8%
  5. Hyundai: 4,3%
  6. Ford: 4,2%
  7. Chevrolet: 4%
  8. Suzuki: 3,9%
  9. Kia: 3,5%
  10. Nissan: 3,3%