Buzinaço dos táxis da Waymo não deixa ninguém dormir nos EUA
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
Os táxis robôs, carros autônomos sem motorista desenvolvidos pela Waymo, viraram protagonistas de uma nova confusão em San Francisco, cidade em que foram liberados recentemente para trabalhar com o público “comum”.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- É possível hackear e assumir o controle de um carro autônomo?
- Vídeo mostra XPeng P5 dirigindo sozinho no trânsito; assista
Depois de causarem um engarrafamento “monstruoso” em uma pacata rua de Richmond e de levar pânico ao trânsito por dirigir em zigue-zague pelas ruas de Phoenix, os carros da Waymo estão perturbando o sono de alguns moradores de San Francisco. O motivo? Uso excessivo das buzinas.
A engenheira de software Sophia Tung chegou até a criar um link ao vivo e transmitir, via YouTube, tudo o que os táxis robôs da Waymo aprontam quando os cidadãos dormem (ou tentam dormir) na região em que eles ficam guardados.
Em contato com o The Verge, Tung explicou que a Waymo alugou um estacionamento em San Francisco para guardar seus táxis sem motorista durante o período de inatividade, e que o “fenômeno do buzinaço” costuma ocorrer quando o local está mais cheio, sempre durante a madrugada. “Parece um balé louco de carros autônomos”.
Waymo confirma “bug das buzinas”
Chris Bonelli, porta-voz da empresa responsável pelos carros autônomos, também falou com o The Verge e, de forma breve, confirmou que os táxis robôs têm mesmo utilizado a buzina “brevemente ao se deslocar pelo estacionamento”.
O representante da Waymo assegurou ainda que o “bug das buzinas” foi descoberto e, em breve, a empresa fará a correção para que os vizinhos do estacionamento da Waymo em San Francisco possam, enfim, ter um sono tranquilo nas madrugadas.
Fonte: The Verge