Carros autônomos da Waymo estão engarrafando rua sem saída nos EUA; entenda

Carros autônomos da Waymo estão engarrafando rua sem saída nos EUA; entenda

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 15 de Outubro de 2021 às 11h20
Divulgação/Waymo

Os moradores de uma rua calma e sem saída do distrito de Richmond, em São Francisco, estão convivendo com um problema inusitado quase que diariamente: um engarrafamento de carros autônomos da Waymo nas portas das suas casas. A inesperada situação acabou virando notícia em uma das principais redes de televisão dos Estados Unidos, a CBS.

Para quem nunca ouviu falar da Waymo, aqui cabe uma breve explicação. A empresa pertence à Alphabet, controladora do Google, e faz parte do desenvolvimento dos carros autônomos que passeiam pelas ruas, sem a intervenção do motorista, tirando fotos para o Google Street View. As experiências com esse tipo de carro começaram em Phoenix, no Arizona, e chegaram a São Francisco.

Quanto à surpreendente situação que vem ocorrendo nos últimos dias, o bom humor dos moradores da rua “escolhida” pelos carros autônomos da empresa para fazer o retorno após darem de cara com o muro é o ponto alto. Jennifer King, uma das moradoras de Richmond, lembrou que, no início, estranhou um pouco ao “acordar com um zumbido” e que agora pelo menos 50 carros por dia fazem o trajeto.

Andrea Lewin, outra moradora da região, disse não entender o porquê isso está acontecendo e considerou a situação “peculiar”. “Há frotas de carros autônomos rodando pela vizinhança, e isso já dura seis ou oito semanas”, revelou.

A explicação oficial

Imagem: Divulgação/Waymo

Em contato com a redação do Gizmodo, um porta-voz da Waymo admitiu o inesperado problema, mas contemporizou o fato e disse que os carros estão apenas "obedecendo as regras".

“Nós nos ajustamos continuamente às regras de trânsito dinâmicas de São Francisco. Nesse caso, os carros que viajam ao norte da Califórnia na 15ª Avenida devem fazer o retorno devido à presença de sinalização da Slow Streets no Lake. Portanto, o motorista do Waymo estava obedecendo às mesmas regras de trânsito que qualquer carro deve seguir”.

Assista abaixo ao vídeo que viralizou mostrando o engarrafamento dos carros autônomos da Waymo.

Fonte: Gizmodo, CBS

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.