BMW X5 híbrido plug-in será fabricado no Brasil
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |
A BMW vai nacionalizar a produção do X5, SUV híbrido plug-in que é vendido por aqui desde maio de 2023. Reiner Braun, Presidente e CEO do BMW Group América Latina, anunciou que a novidade será implementada ainda em 2024.
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O executivo informou que o BMW X5 será o primeiro SUV híbrido plug-in (PHEV) produzido na América do Sul. O local escolhido foi a planta em Araquari (Santa Catarina), local de onde já saem BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3.
“No BMW Group, a produção acompanha a demanda de mercado. No ano passado, a BMW alcançou um recorde de 25% de mix de vendas de modelos eletrificados no Brasil, e o BMW X5 foi o terceiro modelo mais vendido em toda a linha BMW, seguindo o BMW Série 3 e o BMW X1. Essa é uma das razões para anunciar agora a produção do BMW X5 Plug-in Hybrid no Brasil a partir do último trimestre deste ano”.
A nacionalização do BMW X5 plug-in no Brasil não significa que a marca deixará de vender a versão com motor a combustão. Segundo a BMW, o X5 XDrive 50e seguirá oferecido ao mercado verde-amarelo, que passará a ser produzido por meio do regime CKD, ou seja, com as peças sendo importadas para a montagem ocorrer em Santa Catarina.
Como é o BMW X5 híbrido plug-in?
O BMW X5 híbrido plug-in que terá sua produção nacionalizada ainda em 2024 é um SUV premium que entrega performance, design e muita tecnologia ao consumidor, com preços a partir de R$ 731.950.
O SUV tem um conjunto mecânico formado pelo motor a gasolina de 6 cilindros em linha, que trabalha associado a um propulsor elétrico. O primeiro entrega 313 cv de potência, enquanto o complementar rende 197 cv. Juntos, eles dão ao motorista a potência combinada de 489 cv, além de um torque de 71,3 kgf/m. O câmbio automático de 8 velocidades completa o conjunto, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
O BMW X5 híbrido plug-in conta ainda com baterias de 25,7 kWh, que dão ao SUV até 79 quilômetros de alcance no modo exclusivamente elétrico, já de acordo com o exigente padrão PBEV do Inmetro, que aponta os carros mais econômicos e eficientes do Brasil.
A lista de equipamentos do SUV premium alemão, que em breve será “abrasileirado”, também é extensa, e conta com recursos como alerta de tráfego cruzado, aviso sobre riscos de colisão traseira e de mudanças involuntárias de faixa, reversing assist e faróis full LED adaptativos.