Publicidade

BMW vai apresentar carro feito com material 100% reciclável

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Setembro de 2021 às 08h00

Link copiado!

Divulgação/BMW
Divulgação/BMW
Tudo sobre BMW

A BMW tem um plano de reduzir as emissões de carbono nos seus carros em pelo menos 40% até 2030. Para cumprir essa meta ousada, a fabricante com sede em Munique, na Alemanha, pretende aumentar a proporção de materiais reciclados e reutilizáveis na construção de seus veículos de 30% para 50% nos próximos anos.

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (2), Oliver Zipse, presidente do Conselho de Administração da BMW AG, detalhou diversos pontos do planejamento da companhia. Ele revelou que a BMW apresentará um carro-conceito feito 100% com material reciclável no Salão de Munique, que começará no próximo dia 7 de setembro.

Batizado de i Vision Circular, o modelo não será comercializado, mas tem representatividade na visão do alto executivo da montadora alemã, pois “incorpora a afirmação da empresa de ser o fabricante mais sustentável para a mobilidade individual premium”. O executivo disse ainda que o carro “fornecerá uma visão visionária sobre o potencial de uma economia circular e mobilidade sustentável”.

Continua após a publicidade

A única imagem divulgada e que faz referência ao i Vision Circular é, na verdade, de uma sombra. Ela mostra uma pilha de materiais recicláveis e, na frente dela, a projeção da sombra de um carro, que mostra leve semelhança com o i3, conhecido modelo elétrico da marca.

“A maneira como as empresas estão lidando com as emissões de CO2 se tornou um fator importante no julgamento de ações corporativas. O fator decisivo na luta contra o aquecimento global é o quão fortemente podemos melhorar a pegada de carbono dos veículos ao longo de sua vida útil. É por isso que nos propomos objetivos transparentes e ambiciosos de redução substancial das emissões de CO2. Eles são validados pela Science Based Targets Initiative e oferecerão uma contribuição eficaz e mensurável”, explicou Zipse.

Invasão de elétricos

Reduzir as emissões de carbono e aumentar a proporção de materiais recicláveis na produção dos carros são ações alinhadas com o Acordo de Paris. Segundo Zipse, “a proteção climática e a mobilidade individual não se contradizem necessariamente”. O executivo afirmou que é justamente o contrário: “Usando novas tecnologias e inovação, o BMW Group pode atender aos requisitos do planeta para maior sustentabilidade, sem que os clientes tenham que abrir mão da mobilidade individual”.

Continua após a publicidade

A projeção da fabricante alemã é de que, dentro dos próximos dez anos, sejam colocados nas ruas 10 milhões de veículos totalmente elétricos da marca. A montadora informou ainda que, em 2030, pelo menos metade das vendas globais do BMW Group será de veículos totalmente elétricos, com a marca MINI oferecendo veículos totalmente elétricos a partir desta data.

“Essa é uma questão estratégica, que diz respeito não só à sustentabilidade ecológica, mas também econômica; a atual evolução dos preços das commodities demonstra o impacto que uma indústria que depende de recursos limitados deve esperar”, concluiu o executivo.

Continua após a publicidade

Fonte: BMW GroupAutomotive News Europe, Autocar