Publicidade

BMW confirma novo SUV elétrico iX para o fim de 2021; Veja os detalhes

Por| 12 de Novembro de 2020 às 13h40

Link copiado!

Divulgação/ BMW
Divulgação/ BMW
Tudo sobre BMW

Tal qual suas rivais, a BMW também vai apostar em um SUV elétrico — e ela não vem para brincadeira. A montadora anunciou por meio de um evento on-line o lançamento do BMW iX, seu primeiro utilitário 100% elétrico e que terá porte semelhante aos conhecidos BMW X5 e X6. Com muita potência, boa autonomia e, claro, muito luxo, esse carro vem para quebrar paradigmas e acirrar a disputa por essa fatia de mercado, que deve crescer cada vez mais.

De acordo com dados da BMW, o iX é capaz de fazer um 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos, graças a três motores elétricos que, somados, entregam algo na casa dos 500cv. Para efeito de comparação, o SUV elétrico da Audi, o e-Tron, que já foi testado pelo Canaltech, entrega 408cv. Além disso, a montadora promete que a autonomia da bateria deste SUV será de 482 quilômetros — nada mal para um veículo desse porte.

Continua após a publicidade

Com o carregamento rápido de até 200 kW, o iX deve ser capaz de carregar de 10 a 80% em cerca de 40 minutos. Uma recarga de 10 minutos em uma estação de carregamento rápido deve ser suficiente para cerca de 120 quilômetros.

Mais detalhes técnicos devem ser anunciado ao longo dos meses, bem como o preço e versões.

Novas tecnologias 

Continua após a publicidade

Com a proposta de ser o principal carro da BMW em sua linha e-Drive de veículos eletrificados, o iX será equipado com o que há de melhor dentro do portfólio tecnológico da montadora. Sendo assim, este SUV isso inclui todos os sistemas de assistência ao motorista padrão como alertas de colisão, frenagem autônoma, sistema de permanência em faixa e condução semi-autônoma. Já no campo das informações e do entretenimento, o carro deve vir com um display head-up e telas grandes com um painel de instrumentos de 12,3 polegadas e um display de controle de 14,9 polegadas. Mas o que é talvez ainda mais interessante aqui é a filosofia da empresa, que ela descreve como "tecnologia tímida".

“Tecnologia tímida se refere à tecnologia que permanece em grande parte em segundo plano e só revela suas funções quando estão sendo usadas. Na entrada no carro, a função em questão são as travas elétricas das portas. O interior dá as boas-vindas aos ocupantes de todos os cinco assentos com um ambiente luxuoso e oferece o espaço necessário para explorar novas maneiras de usar o tempo gasto dentro do carro", disse a BMW em comunicado enviado à imprensa.

Além disso, a empresa promete que, no lançamento, o iX terá condições de se conectar à rede 5G.

Continua após a publicidade

Planos para o futuro elétrico

A empresa diz que terá mais de um milhão de carros eletrificados nas estradas até o final de 2021. No momento, cerca de 13% de todos os modelos BMW e MINI registrados na Europa são totalmente elétricos ou híbridos plug-in, e a expectativa é que até 2030, esse número aumentará para 50%.

Fonte: TechCrunch