Brasil contribui para renovação de aplicativos veiculares do Grupo BMW

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 19 de Maio de 2021 às 10h13
Matheus Argentoni/Canaltech

O Brasil segue sendo destaque na indústria automotiva mesmo diante das dificuldades com preços altos e falta de componentes. A sede brasileira da BMW anunciou que seus engenheiros e programadores participaram ativamente da remodelação de aplicativos e da interface de usuário disponibilizados nos carros do grupo.

A área de engenharia da BMW atuou na elaboração de inúmeros recursos dos novos aplicativos, e mais de 40 países utilizarão as novidades desenvolvidas no país. Entre as contribuições mais representativas estão serviços em nuvem (backend) e o desenvolvimento e design de algumas das telas dos aplicativos (frontend), baseados em itens definidos pela matriz do BMW Group, na Alemanha. Este desenvolvimento segue de acordo com informações e pesquisas com clientes, o foco dessa ação. As linguagens utilizadas são C#, Java e o moderno SDK (Software Development Kit) do Google, chamado Flutter.

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Todas as modificações e melhorias executadas pelos engenheiros podem ser vistas nos carros BMW e MINI equipados com os sistemas My BMW App e MINI App. De acordo com a companhia, a maioria dos modelos de ambas as marcas são compatíveis com esses aplicativos e sistemas. Vale lembrar que o grupo BMW já possui um robusto controle de concierge, além de tecnologias como a conexão com assistentes pessoais que contam com a mão de profissionais brasileiros.

Imagem: BMW Group Brasil

Segundo a BMW, os programas diretamente trabalhados pelos profissionais brasileiros foram:

  • Roadside Assistance: serviço de assistência em viagem que permite acionamento pelos aplicativos, além de compartilhar a localização com o provedor e acompanhar, em tempo real, o deslocamento do veículo de apoio até o cliente.
  • Recall: com a integração do serviço de recall ao aplicativo, o cliente receberá notificações caso seu veículo esteja com um recall ativo, com a possibilidade de visualizar mais informações sobre o serviço que deverá ser realizado e efetuar o agendamento diretamente com a concessionária nos países onde esse serviço está disponível.
  • Service Alerts: o cliente é notificado assim que alguma manutenção em seu veículo precisa ser realizada, como, por exemplo, troca de óleo. Além de receber a notificação no aplicativo, o usuário pode realizar o agendamento diretamente com a concessionária nos países onde esse serviço está disponível.
  • Discover BMW/MINI: seção especial do aplicativo que permite ao usuário consultar notícias do universo das marcas BMW e MINI, como novos lançamentos, BMW Lifestyle, entre outras.
  • Remote 3D View: disponível somente ao My BMW, funcionalidade localizada na aba “Veículo” que permite ao cliente, de maneira remota, verificar o entorno e ter uma visão 3D do carro. Ao utilizar o recurso, o carro faz fotografias com suas câmeras frontal, traseira e laterais. Após esse procedimento, uma imagem tridimensional do veículo é montada com as fotos do entorno, e disponibilizada para o usuário no seu telefone. O cliente pode verificar a situação de onde seu carro está estacionado antes de embarcar, por exemplo. Para acessar a funcionalidade, é necessário verificar as opções abaixo de Serviços Remotos, passando para o lado para visualizar.

Disponíveis em 23 idiomas, os aplicativos funcionam nos sistemas operacionais iOS e Android e podem ser baixados gratuitamente na Apple App Store ou na Google Play Store. Modelos como o BMW M135i, BMW M235i, BMW 330e, BMW M340i, BMW Série 8, BMW X5, BMW X7 M50i e BMW 320i Sport GP já estão com os aplicativos 100% integrados ao seu funcionamento.

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