BMW i3 pode ganhar extensor de autonomia movido a etanol no Brasil

BMW i3 pode ganhar extensor de autonomia movido a etanol no Brasil

Por Felipe Ribeiro | Editado por Jones Oliveira | 05 de Julho de 2021 às 10h50
Divulgação/BMW

A BMW anunciou que está realizando testes com seu carro elétrico aqui no Brasil, o BMW i3. De acordo com a montadora alemã, o compacto zero emissão recebeu um tanque extensor de autonomia movido a etanol e que pode ser um divisor de águas na comercialização do produto no país, já que ele seguirá neutro em CO². Atualmente, o modelo conta com esse mesmo tanque, mas abastecido com gasolina.

Desenvolvido pela divisão de engenharia local da empresa em parceria com a AVL do Brasil, o protótipo BMW i3 Zero Impact Emission CO2 Neutral Ethanol Range Extender tem como fonte principal de propulsão o motor original do modelo, totalmente elétrico, com 170cv de potência e 25,5 kgf/m de torque. Ele é auxiliado por um motor a combustão de dois cilindros e 650 cilindradas, cuja função é dar uma carga extra às baterias do veículo em caso de ausência de rede elétrica de abastecimento, estendendo a autonomia do veículo em até 60 quilômetros.

Para viabilizar o experimento, a engenharia do BMW Group Brasil trabalha na otimização de paramentos do cabeçote do motor, aumentado a taxa de compressão, que passou de 10:1 para 14:1, e utilizando a vantagem de maior resistência a detonação do etanol para conseguir um aumento de eficiência. Como resultado da substituição da gasolina pelo etanol, há redução na emissão de CO² para a atmosfera devido ao ciclo neutro de emissões do etanol produzido a partir de cana-de-açúcar, que consome CO² durante seu crescimento. A nova abordagem também aumenta a eficiência do veículo por conta do desenvolvimento de um motor modificado especificamente para utilização do etanol, permitindo usufruir de suas propriedades, como o ligeiro aumento de potência e maior eficiência energética.

O BMW i3 foi o primeiro carro elétrico vendido no Brasil (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Por ser um projeto ainda em fase de testes, a BMW não estipulou uma data para a implementação da nova tecnologia nos veículos comercializados em série. Sendo assim, o BMW i3 segue sendo vendido no Brasil com o tanque extra de gasolina por a partir de R$ 304.950.

Fonte: BMW Brasil

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