Publicidade

BMW Brasil cria carregador para carros elétricos abastecido com energia solar

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/ BMW Group Brasil
Divulgação/ BMW Group Brasil
Tudo sobre BMW

Uma das pioneiras no mercado de carros elétricos no Brasil, a BMW anunciou uma solução interessante e sustentável para o carregamento desses veículos. Em parceria com o Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo Solvi e a Energy Source, a montadora alemã desenvolveu uma estação de recarga abastecida com energia solar.

O sistema de recarga foi criado a partir de baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, primeiro modelo totalmente elétrico vendido no Brasil. O veículo foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem formada por diversos módulos, que permitem rápido acesso e troca individual de cada módulo em eventual necessidade de reparo. No caso de necessidade específica de substituição, as baterias podem ser reutilizadas na nova solução de recarga antes de serem recicladas.

O funcionamento da estação de carregamento compreende oito conjuntos de painéis solares que transformam a energia do sol em eletricidade, que, por sua vez, é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos. Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo Wallbox.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na prática 

Segundo os testes realizados pela BMW Brasil, os resultados foram satisfatórios, aumentando a autonomia de um veículo elétrico em 100 quilômetros após duas horas de recarga. Esse resultado permite avançar na ideia do uso de unidades móveis de recarga em eventos ou até mesmo em locais distantes, com menos acesso à rede elétrica pública. Além disso, novas avaliações já estão planejadas para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir consideravelmente o tempo de recarga.

Outro benefício direto é a utilização da energia solar e a extensão da vida útil das baterias elétricas dentro do conceito de economia circular, já que o Brasil tem várias fontes de energia renovável e acrescentar o uso do sol pode beneficiar na eletrificação do mercado de automóveis.

As metas da BMW têm como o foco o ano de 2030. Até lá, a gigante alemã espera reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, sempre tendo como base o ano de 2019.

Fonte: BMW Brasil