Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 carros mais icônicos da Audi

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Abril de 2024 às 08h30

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Audi

A história da Audi teve início bem antes de a fabricante alemã se juntar ao Grupo Volkswagen, um dos conglomerados mais poderosos do segmento automotivo.

A montadora foi fundada em 1910, na pequena cidade de Zwickau, pelas mãos do engenheiro August Horch, que já trabalhava no setor desde 1899. A curiosidade é que Horch, o sobrenome do engenheiro, significa Audi em latim. Legal, né?

Agora que já demos um pequeno tira-gosto sobre a história da renomada marca alemã, que tal conhecermos 10 dos mais icônicos carros da história da Audi? A lista foi preparada por Gerold Pillekamp, Head de Comunicação e Audi da empresa, a pedido do Canaltech.

Continua após a publicidade

10. A3 Cabriolet

O primeiro modelo selecionado para a relação de 10 carros mais icônicos da Audi é o A3 Cabriolet. Ele chegou ao mercado brasileiro em 2014, como a versão conversível do tradicional hatch Audi A3, outro que merece ser destacado.

O modelo foi vendido em versão única por aqui, com motor quatro cilindros 1.8 TSFI de 180 cavalos de potência, em sintonia com a transmissão automática S-Tronic de sete velocidades. Desempenho, dinâmica de condução e estilo fizeram deste modelo um ícone de seu tempo.

9. Audi A8 Long

O Audi A8 Long, versão limusine do sedã de alto luxo da montadora alemã, foi escolhido pelo executivo da marca por oferecer aos ocupantes o máximo de tecnologia embarcada, desempenho, equipamento, segurança, conforto e dinâmica de condução disponíveis na marca das quatro argolas.

O modelo foi vendido por aqui em duas versões, sendo a mais potente equipada com motor W12 6.3 de 500 cavalos de potência e desempenho esportivo: O 0 a 100 km/h era feito em 4,6 segundos, e a velocidade máxima era limitada eletronicamente a 250 km/h.

Continua após a publicidade

8. Audi RS Q8

SUV mais potente da marca, o Audi RS Q8 tem no motor 4.0 TFSI de 600 cv seu grande trunfo, e proporciona ao modelo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos.

O RS Q8 oferece ainda tração integral permanente quattro, tecnologia do eixo traseiro dinâmico que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus, e suspensão adaptativa a ar, variando sua altura em até 90 milímetros.

Continua após a publicidade

7. Audi TT

Sem dúvida o Audi TT é um dos carros mais icônicos não apenas da Audi, mas de toda a indústria alemã, pois possui arquitetura inspirada na escola Bauhaus, onde cada forma segue uma função.

Foi um dos modelos esportivos mais renomados da fabricante e, no Brasil, permaneceu no portfólio da marca até ter sua produção encerrada, no decorrer do ano de 2023.

Continua após a publicidade

6. Audi R8

Considerado pelos executivos um "supercarro", o Audi R8 é um digno representante da palavra "icônico", e ganhou notoriedade no início dos anos 2000, quando venceu seguidamente a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, ainda como carro de competição.

Lançado em 2007, o R8 foi parar nas telonas, na franquia Homem de Ferro. O modelo ostentava propulsor V10 5.5 litros e 610 cavalos, da segunda geração, que levava o bólido de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, além de alcançar velocidade máxima de 330 km/h.

Continua após a publicidade

5. Audi A4

O prestigiado sedã médio foi selecionado pela Audi para a lista dos 10 carros mais icônicos da marca por um motivo bem especial: O A4 o primeiro modelo da marca a atingir 1 milhão de unidades, além de ser o modelo mais vendido da Audi em todo o mundo.

Em 2022, a potência do motor 2.0 subiu para 204 cavalos e ganhou sistema híbrido leve. O novo conjunto tornou o veículo mais rápido e eficiente, baixando a sua aceleração de 0 a 100 km/h de 7,3 para 7,1 segundos.

Continua após a publicidade

4. Audi Q3

O Q3 é uma espécie de "queridinho" dos clientes da Audi, segundo o responsável pelo marketing da montadora confidenciou ao Canaltech. Motivos para isso não faltam, de acordo com o executivo.

Carro mais vendido da montadora em 2022, o Q3 oferece uma combinação única de estilo, versatilidade e dinâmica de condução. Ele conta com a tração quarttro, motor 2.0 com 231 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos.

Continua após a publicidade

3. Audi RS e-Tron GT

O pódio dos carros mais icônicos da Audi tem no terceiro lugar o RS e-Tron GT. Primeiro superesportivo da marca, ele é, até hoje, o modelo mais potente do line-up. O RS e-Tron GT tem números superlativos, pois entrega aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

Além disso, o superesportivo foi apresentado no filme Vingadores: Ultimato, uma das maiores bilheteria da história do cinema, mais uma vez como "companheiro" de aventuras do Homem de Ferro.

Continua após a publicidade

2. Audi Q5

Carro mais vendido da marca em 2023, o Audi Q5 está disponível nas carrocerias SUV e Sportback, e com opções de motorização a combustão ou híbrida. Esse, aliás, é o fato que o colocou na lista dos 10 mais icônicos da montadora.

O Audi Q5 TFSIe se tornou o primeiro modelo da fabricante com esse tipo de propulsão, que mistura o melhor dos mundos dos carros totalmente elétricos com quem ainda curte os modelos a combustão.

Continua após a publicidade

1. Audi RS6 Avant 

O primeiríssimo lugar na relação de 10 carros mais icônicos da Audi pertence à perua RS 6 Avant, definida pelos executivos como "lendária, icônica e inesquecível".

"Os adjetivos são incapazes de traduzir em palavras os sentimentos proporcionados por uma das últimas station wagons de alta esportividade em produção global", diz a Audi, sobre o modelo é equipado com motor 4.0 Biturbo FSI, V8, com 600 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 3,6 segundos.

Continua após a publicidade

Bônus Audi

O executivo da Audi procurado pela reportagem do Canaltech pediu, e o CT atendeu. Vamos abrir uma exceção e listar abaixo outros carros citados por Gerold Pillekamp como merecedores do adjetivo "icônico", com uma rápida explicação sobre o porquê de cada um estar na lista.

  • Audi A3: O modelo marcou época nos anos 90, quando a marca das quatro argolas desembarcou no Brasil, e desde então se consolidou como um dos veículos mais icônicos da marca no mercado brasileiro;
  • Audi Q8 e-tron: Representa a primeira grande atualização da linha e-tron desde 2020, quando ocorreu a estreia da linha e-tron 100% elétrica no país. Inaugurou a nova linguagem visual da marca e trouxe a nova bateria com capacidade 20% maior do que a anterior;
  • Audi A5: Primeiro carro a inaugurar a linha Sportback na Audi. Ganhou recentemente a série especial A5 carbon edition, com visual diferenciado, desenvolvida especialmente ao mercado brasileiro e limitada a somente 50 unidades;
  • Audi RS5: Carrega o DNA das pistas e as origens da marca no automobilismo, com motor 2.9 V6 Biturbo e 450 cv.

E aí, canaltecher: curtiu a lista com os 10 carros (14, na verdade) mais icônicos da história da Audi ou sentiu falta de algum modelo em particular? Comente conosco em nossas redes sociais.