Publicidade

Preview Audi Q5 TFSIe | SUV híbrido que pode rivalizar com Volvo XC60

Por| Editado por Jones Oliveira | 14 de Outubro de 2022 às 15h00

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech
Tudo sobre Audi

O Audi Q5 é um dos SUVs mais elogiados da montadora alemã por reunir um bom porte, motor esperto e dirigibilidade que se assemelha ao dos sedãs da marca das quatro argolas. O natural, dentro da estratégia de eletrificação da companhia, era de escolher alguns modelos para aplicar motorizações híbridas plug-in e ainda bem que o Q5 foi um dos primeiros.

Atualmente, o segmento premium tem seus expoentes quando pensamos em eletrificação. A Volvo, com uma estratégia bem acertada, já trabalha com carros 100% elétricos mas ainda tem SUVs híbridos plug-in, como o Volvo XC60, que acabou de ganhar nova motorização, mais potente e com mais autonomia no modo elétrico.

Continua após a publicidade

Com ambição própria, a Audi investe nesse segmento e aposta no Audi Q5 TFSIe, variante híbrida plug-in de um de seus melhores SUVs. De antemão, contamos que o bólido segue com sua proposta de condução mais voltada à esportividade, mas acrescenta o comportamento e eficiência da eletrificação para se transformar em um bom carro para o uso cotidiano, já que pode rodar até 62km com uma única carga e sem gastar gasolina.

O Canaltech foi convidado pela empresa para conhecer o carro de perto e testá-lo por um breve momento. Hoje vamos contar nossas primeiras impressões.

Audi Q5 TFSIe: Primeiras impressões

Visualmente, quase nada muda no Audi Q5 TFSIe com relação ao modelo 100% a gasolina. Segundo a marca, com o novo lote, chamado de "Pacote Brasil", alguns itens de série foram incluídos nas versões mais caras do SUV, tanto com carroceria tradicional quanto na Sportback, que tem formato coupé.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Em nosso primeiro contato com o Q5 híbrido, impressionou como ele nem se parece com um SUV quando o estamos dirigindo. Mesmo com posição de guiar mais elevada, a tocada com ele é muito direta, lembrando, por vezes, um sedã. Isso é possível pela junção da plataforma MLB Evo com a tração Quattro, uma das melhores do mercado quando pensamos em tração integral permanente.

As curvas são muito diretas e agressivas e o carro, mesmo no solo prejudicado das ruas e estradas do Brasil, absorve pouco os impactos. Mais do que o Audi Q8, é verdade, mas ainda sim confortável em uma boa medida. Além disso, tudo ficou melhor com a junção do motor turbo com o elétrico.

Na variante híbrida plug-in, o Audi Q5 TFSIe entrega 367cv e 51 kgf/m de torque, suficientes para dar ao SUV um comportamento dinâmico ágil e seguro. Na estrada, sobretudo, a experiência é ainda mais agradável do que na cidade, já que sobra motor e conforto.

Continua após a publicidade

O que nos estranhou um pouco, contudo, foi o modo como a bateria se regenera quando optamos pela condução híbrida. É verdade que o sistema entrega a energia cinética das rodas para as células, mas durante todo nosso teste, não sentimos aumento de autonomia com esse sistema. Mais dias com SUV podem matar essa charada.

É bem equipado?

Na versão em que tivemos contato, o Audi Q5 TFSIe Performance Black, todos os equipamentos desejáveis para um carro do preço do SUV estavam presentes. O destaque foi no assistente de condução que indica para você aliviar um pouco a aceleração e ter aumento de autonomia no modo 100% elétrico.

Continua após a publicidade

No mais, ele vem, sim, com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, faróis e lanternas OLED, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa com correção e indicador de fadiga.

Audi Q5 TFSIe: O que esperar?

Na faixa de preço em que vai atuar, o Audi Q5 TFSIe tem um grande rival: o Volvo XC60. Evidentemente que precisaremos de mais tempo com o SUV para avaliar se há como comparar bem um com o outro, mas há um potencial enorme por aqui.

Continua após a publicidade

O grande trunfo do Audi Q5 é sua dirigibilidade, que consegue se afastar um pouco da característica dos SUVs para se aproximar de um balanço de sedan. Vale a pena dar uma chance.

Audi Q5 TFSIe: Preços e versões

  • Audi Q5 Performance TFSIe 22/22: A partir de R$ 435.990
  • Audi Q5 Performance TFSIe 22/23: A partir de 447.990
  • Audi Q5 Performance Black TFSIe 22/22: A partir de R$ 461.990
  • Audi Q5 Performance Black TFSIe 22/23: A partir de 472.990
  • Audi Q5 Sportback TFSIe Performance 22/22: A partir de 465.990
  • Audi Q5 Sportback TFSIe Performance 22/23: A partir de 477.990
  • Audi Q5 Sportback TFSIe Performance Black 22/22: A partir de 491.990
  • Audi Q5 Sportback TFSIe Performance Black 22/23: A partir de 502.990