Preview Audi Q5 TFSIe | SUV híbrido que pode rivalizar com Volvo XC60
Por Felipe Ribeiro • Editado por Jones Oliveira |
O Audi Q5 é um dos SUVs mais elogiados da montadora alemã por reunir um bom porte, motor esperto e dirigibilidade que se assemelha ao dos sedãs da marca das quatro argolas. O natural, dentro da estratégia de eletrificação da companhia, era de escolher alguns modelos para aplicar motorizações híbridas plug-in e ainda bem que o Q5 foi um dos primeiros.
- Preview Audi Q3 Sportback | Dirigimos o novo SUV brasileiro com sangue alemão
- Audi volta a produzir carros no Brasil em fábrica no Paraná; veja quais
Atualmente, o segmento premium tem seus expoentes quando pensamos em eletrificação. A Volvo, com uma estratégia bem acertada, já trabalha com carros 100% elétricos mas ainda tem SUVs híbridos plug-in, como o Volvo XC60, que acabou de ganhar nova motorização, mais potente e com mais autonomia no modo elétrico.
Com ambição própria, a Audi investe nesse segmento e aposta no Audi Q5 TFSIe, variante híbrida plug-in de um de seus melhores SUVs. De antemão, contamos que o bólido segue com sua proposta de condução mais voltada à esportividade, mas acrescenta o comportamento e eficiência da eletrificação para se transformar em um bom carro para o uso cotidiano, já que pode rodar até 62km com uma única carga e sem gastar gasolina.
O Canaltech foi convidado pela empresa para conhecer o carro de perto e testá-lo por um breve momento. Hoje vamos contar nossas primeiras impressões.
Audi Q5 TFSIe: Primeiras impressões
Visualmente, quase nada muda no Audi Q5 TFSIe com relação ao modelo 100% a gasolina. Segundo a marca, com o novo lote, chamado de "Pacote Brasil", alguns itens de série foram incluídos nas versões mais caras do SUV, tanto com carroceria tradicional quanto na Sportback, que tem formato coupé.
Em nosso primeiro contato com o Q5 híbrido, impressionou como ele nem se parece com um SUV quando o estamos dirigindo. Mesmo com posição de guiar mais elevada, a tocada com ele é muito direta, lembrando, por vezes, um sedã. Isso é possível pela junção da plataforma MLB Evo com a tração Quattro, uma das melhores do mercado quando pensamos em tração integral permanente.
As curvas são muito diretas e agressivas e o carro, mesmo no solo prejudicado das ruas e estradas do Brasil, absorve pouco os impactos. Mais do que o Audi Q8, é verdade, mas ainda sim confortável em uma boa medida. Além disso, tudo ficou melhor com a junção do motor turbo com o elétrico.
Na variante híbrida plug-in, o Audi Q5 TFSIe entrega 367cv e 51 kgf/m de torque, suficientes para dar ao SUV um comportamento dinâmico ágil e seguro. Na estrada, sobretudo, a experiência é ainda mais agradável do que na cidade, já que sobra motor e conforto.
O que nos estranhou um pouco, contudo, foi o modo como a bateria se regenera quando optamos pela condução híbrida. É verdade que o sistema entrega a energia cinética das rodas para as células, mas durante todo nosso teste, não sentimos aumento de autonomia com esse sistema. Mais dias com SUV podem matar essa charada.
É bem equipado?
Na versão em que tivemos contato, o Audi Q5 TFSIe Performance Black, todos os equipamentos desejáveis para um carro do preço do SUV estavam presentes. O destaque foi no assistente de condução que indica para você aliviar um pouco a aceleração e ter aumento de autonomia no modo 100% elétrico.
No mais, ele vem, sim, com alerta de colisão frontal, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, faróis e lanternas OLED, alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa com correção e indicador de fadiga.
Audi Q5 TFSIe: O que esperar?
Na faixa de preço em que vai atuar, o Audi Q5 TFSIe tem um grande rival: o Volvo XC60. Evidentemente que precisaremos de mais tempo com o SUV para avaliar se há como comparar bem um com o outro, mas há um potencial enorme por aqui.
O grande trunfo do Audi Q5 é sua dirigibilidade, que consegue se afastar um pouco da característica dos SUVs para se aproximar de um balanço de sedan. Vale a pena dar uma chance.
Audi Q5 TFSIe: Preços e versões
- Audi Q5 Performance TFSIe 22/22: A partir de R$ 435.990
- Audi Q5 Performance TFSIe 22/23: A partir de 447.990
- Audi Q5 Performance Black TFSIe 22/22: A partir de R$ 461.990
- Audi Q5 Performance Black TFSIe 22/23: A partir de 472.990
- Audi Q5 Sportback TFSIe Performance 22/22: A partir de 465.990
- Audi Q5 Sportback TFSIe Performance 22/23: A partir de 477.990
- Audi Q5 Sportback TFSIe Performance Black 22/22: A partir de 491.990
- Audi Q5 Sportback TFSIe Performance Black 22/23: A partir de 502.990