Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 carros mais icônicos da Lamborghini

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Março de 2024 às 15h30

Link copiado!

Montagem Canaltech/Wikipedia. Divulgação
Montagem Canaltech/Wikipedia. Divulgação

A Lamborghini é uma fabricante de carros de origem italiana que consegue unir em torno do seu nome tudo o que os amantes dos supercarros procuram: potência, esportividade, luxo, requinte e tecnologia.

Não à toa, a montadora que nasceu em 1963, no município de Sant'Agata Bolognese, pertinho da Ferrari, pelas mãos de Ferruccio Lamborghini, conseguiu rapidamente se colocar em um patamar de igualdade no mercado automotivo com marcas bem mais antigas, como Bugatti e Porsche.

Hoje reconhecida por modelos como o Aventador e Huracán — que já tem até versão off-road à venda no Brasil —, a Lamborghini tem uma infinidade de carros que fizeram história. Confira 10 icônicos da marca selecionados pelo Canaltech.

Continua após a publicidade

10. Lamborghini Aventador

Como já demos um pequeno spoiler, vamos abrir a relação de carros icônicos da Lamborghini com o Aventador, modelo que ficou nas linhas de montagem da marca entre 2011 e 2022 sem nunca ter passado por mudanças profundas.

O Lamborghini Aventador se tornou um clássico por ostentar um poderoso motor V12 aspirado de 6.5 litros sob o capô, que trabalhava em conjunto com uma transmissão automatizada de 7 velocidades e embreagem única. A potência de alguns modelos chegava a espantosos 759 cv. Não à toa, muitos manobristas sofrem ao ter que lidar com o supercarro.

Continua após a publicidade

9. Lamborghini Huracán

O Lamborghini Huracán, assim como o Aventador, é um dos modelos de sucesso mais recente da fabricante de supercarros italiana, e segue no line-up da montadora desde que foi lançado para substituir o Lamborghini Gallardo, em 2014.

O Huracán deu tanto retorno para a marca que a Lamborghini resolveu criar uma versão off-road, igualmente imponente, em dezembro de 2022. O Lamborghini Huracán Sterrato, dotado de motor V10 5.2, que entrega 610 cv de potência, teve 1.499 unidades produzidas, três delas à venda no Brasil.

Continua após a publicidade

8. Lamborghini Gallardo

Já que falamos do Lamborghini Gallardo, aqui vai um pouco mais sobre o esportivo e o porquê ele também merece estar na lista de 10 carros mais icônicos da história da marca.

O Lamborghini Gallardo teve mais de 14.000 unidades vendidas em pouco mais de dez anos de fabricação, e ficou marcado por ter sido o primeiro modelo da marca a contar com contribuição de engenheiros alemães da Audi no projeto.

Continua após a publicidade

7. Lamborghini Miura P400 SV

O Lamborghini Miura P400 SV é, para muitos, o maior ícone da história da marca italiana, pois foi pioneiro em design e posicionamento de motor para muitos modelos que o sucederam nas linhas de produção da fábrica.

O supercarro tinha motor central V12, que produzia 380 cv de potência, um “escândalo” para a época em que foi lançado. O modelo ficou em linha entre 1966 e 1973, mas é um dos mais valorizados do mundo por quem aprecia um bom e velho clássico.

Continua após a publicidade

6. Lamborghini Diablo

O Lamborghini Diablo, com o perdão do trocadilho, era um verdadeiro “demônio” no que diz respeito às configurações de motor. O nome, assim como o de muitos outros modelos, foi inspirado em um touro famoso, mas a potência era bem mais feroz.

Produzido entre 1990 e 2001, o “Lambo” Diablo tinha sob o capô um motor central V12 de 5.7 ou 6.0 litros, que gerava até 575 cv de potência ao trabalhar em conjunto com um câmbio manual de 5 marchas. O modelo foi o último produzido na era “pré-Volkswagen”.

Continua após a publicidade

5. Lamborghini 350 GT

Vamos abrir o top 5 de 10 carros mais icônicos da Lamborghini com um dos modelos mais clássicos da marca: o 350 GT.

Desenvolvido pela Carrozzeria Touring e com motor V12 dianteiro projetado por Giotto Bizzarrini, o Lamborghini 350 GT não tem as linhas marcantes dos demais modelos da marca, mas foi o primeiro a carregar o lendário emblema e, por isso, faz por merecer um lugar na lista.

Continua após a publicidade

4. Lamborghini Reventón

O Reventón tem muitas semelhanças com outro modelo icônico da Lamborghini (olha o spoiler!!!) que falaremos mais adiante, o Murciélago.

Lançado no mercado por um preço astronômico (US$ 2,1 milhões), ele teve o design inspirado em aviões de caça, e foi um dos primeiros modelos ultraexclusivos da marca, com apenas 20 unidades fabricadas entre 2007 e 2008.

Continua após a publicidade

3. Lamborghini Murciélago

Vamos aproveitar que já demos o spoiler para abrir o top 3 dos 10 carros mais icônicos da Lamborghini com o modelo que inspirou o Reventón: o Murciélago, batizado em homenagem ao bravo touro que sobreviveu a 24 golpes de espada contra o toureiro Rafael Molina Sánchez, em 1879. E braveza esse carro também tinha de sobra.
.

Produzido entre 2001 e 2010, ele substituiu o Diablo no portfólio da marca, e fez jus à honra, com versões coupé e roadster, sempre com motores V12 sob o capô, algumas com 6.2 e outras com 6.5 litros. Um ícone, na acepção da palavra.

Continua após a publicidade

2. Lamborghini Veneno

O Lamborghini Veneno é considerado por muitos amantes da velocidade “um supercarro de outra dimensão”. Desenvolvido em 2013 para celebrar os 50 anos da marca, teve o nome originado em um… adivinhem? Touro famoso, que matou um toureiro durante um evento em 1914.

O Veneno é um dos carros mais raros do mundo, e tem sob o capô um motor V12 de 6.5 litros aspirado, que entrega ao “corajoso” motorista 760cv de potência e 70,4 kgf/m de torque. As especificações fazem o carro disparar do 0 absoluto aos 100 km/h em 2,9 segundos, além de atingir máximas de 355 km/h.

Continua após a publicidade

1. Lamborghini Urus

O Lamborghini Urus fecha nossa lista de 10 carros mais icônicos da marca por uma razão bastante simples. Foi ele, em 2018, o responsável por inaugurar a era dos SUVs para a cobiçada fabriante.

Sucesso de vendas, o Lamborghini Urus pode não ter “jeitão” de esportivo, mas anda como os demais integrantes da família, graças ao motor 4.0 V8 biturbo sob o capô. Ele entrega, em sua versão mais atual, 666 cv e 86,7 kgf/m de torque ao piloto.