Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 absurdos do Mercedes-AMG EQS 53

Por| Editado por Jones Oliveira | 05 de Agosto de 2023 às 11h30

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Canaltech teve a oportunidade de passar um tempinho com o Mercedes-AMG EQS 53, um dos carros elétricos mais impressionantes do mundo e que chegou ao Brasil para brigar com gente grande, como o Porsche Taycan Turbo S e o Audi e-Tron GT.

Além de toda a eficiência e monstruosidade dos seus motores elétricos que, somados, rendem 761cv e 104,01 kgf/m de torque com o adicional do pacote AMG Dynamic Plus, o EQS 53 é munido de um pacote tecnológico invejável, talvez o mais completo que vimos em um carro em nossa cobertura automotiva até hoje.

Continua após a publicidade

Com isso em mente, o Canaltech quis fugir um pouco do trivial (motor, autonomia, acabamento etc) e vai te mostrar cinco coisas realmente absurdas que vimos no Mercedes-AMG EQS 53.

5. Tela para o passageiro

O sistema MBUX Hyperscreen é o conjunto de três telas presente no EQS 53. Além do cluster digital principal e a enorme central multimídia, o sedan elétrico tem uma tela exclusiva para o passageiro frontal e, como opcional (sem custos), pode adicionar outra tela para os passageiros de trás.

Nessa tela, o passageiro pode mudar a mídia que está tocando, ver o funcionamento do motor elétrico com gráficos em tempo real, escolher a luz ambiente, falar com a MBUX e, claro, ver o trajeto que estiver rolando no GPS. A qualidade das imagens é excelente, assim como a interface, muito intuitiva e com rápido funcionamento.

Continua após a publicidade

4. Sensores de segurança

O Mercedes-AMG EQS 53 tem tudo o que você pode imaginar em termos de segurança ativa, como alertas de colisão, frenagem automática, piloto automático adaptativo com esterçamento inteligente e por aí vai. Mas nos impressionou a qualidade com que os sensores identificam veículos e obstáculos, mandando as imagens para o cluster digital.

Na foto abaixo, estávamos no trânsito pesado da Avenida Dr. Ricardo Jafet, em São Paulo, e vimos como o carro identifica os veículos à frente, independente da categoria. Pode ser moto, carro convencional e até caminhões — além de pedestres e ciclistas.

Continua após a publicidade

3. Massagem nos bancos

Mesmo não sendo nenhuma novidade, o sistema de massagem dos bancos dianteiros é um dos mais impressionantes e absurdos que já testamos em carros aqui no Canaltech. Claro que quem pode comprar um Mercedes de mais de R$ 1 milhão não vai ligar de pagar um massagista particular ou ir em uma clínica, mas, com esse carro, suspeito que não será necessário.

Existem programados vários níveis de movimentos e intensidades para as massagens e elas podem ou te relaxar, ou deixar você bem aceso para prestar atenção na estrada. Soma-se isso ao sistema de luzes de cabine e a experiência pode ser bem agradável.

Continua após a publicidade

2. GPS com realidade aumentada

O GPS com realidade aumentada não chega a ser uma novidade na indústria, já que modelos como o BMW iX também possuem esse recurso. Mas no Mercedes-AMG EQS 53, esse programa parece funcionar de modo ainda mais impressionante. Só se perde quem quer.

Aqui, o uso da tela principal do MBUX Hyperscreen é a grande aliada. A câmera frontal exibe o caminho que está sendo feito no GPS com resolução HD e, à medida em que nos aproximamos do próximo movimento no mapa, a seta indicando o que deve ser feito aparece na tela, como se ela estivesse realmente em nossa dimensão.

Continua após a publicidade

Isso dá uma percepção de distância e profundidade muito maiores e ajuda, claro, a pessoas que têm dificuldades em ler o GPS.

1. Esterçamento das rodas traseiras

Algo que realmente impressiona no uso diário do EQS 53 é o esterçamento das rodas traseiras. Já tínhamos visto essa tecnologia em outros carros, como o GMC Hummer EV, mas em um ambiente longe da cidade. No cotidiano, esse recurso ajuda demais em manobras e, na estrada, dá uma segurança ainda maior em curvas.

Continua após a publicidade