CarPlay: saiba mais detalhes sobre o sistema da Apple para carros

Por Redação | 21.04.2014 às 08:00
photo_camera Divulgação

Sistemas de bordo em automóveis podem ser considerados serviços recentes na indústria automotiva. Tais programas tornam as viagens muito mais descontraídas, permitindo que condutores e passageiros aproveitem (com segurança, claro) o melhor de seus dispositivos móveis de dentro do carro. Uma das novidades no setor é o recém-anunciado CarPlay, uma versão modificada do sistema operacional iOS feita para veículos.

O CarPlay é um assistente de bordo criado para incorporar as funcionalidades do iPhone a veículos automotores. O usuário pode fazer ligações, escrever mensagens de texto, navegar na internet, ouvir músicas por aplicativos como Spotify e iHeartRadio, acessar agenda telefônica, podcasts e outras atividades por meio de um painel sensível ao toque ou utilizando comandos de voz pela Siri.

Falando na Siri, o site The Verge divulgou alguns detalhes de como vai funcionar a integração da assistente de voz com o automóvel. Basicamente, quase todas as funções feitas pelo motorista pelo CarPlay precisam ser ativadas utilizando a Siri, com a diferença de que não é preciso levar o smartphone próximo à boca ou depender de um microfone para falar.

Como já acontece nos carros atualmente, o motorista precisa conectar o cabo Lightning em uma entrada próxima ao painel, mas no futuro deverá ser possível fazer esse processo sem fios pelo Bluetooth ou Wi-Fi do celular. De acordo com a Apple, a integração com o aparelho vai facilitar a navegação por GPS e ajudar na busca de destinos pelo Apple Maps. Até o momento, o programa tem compatibilidade apenas com a versão iOS 7 instalada nos iPhones 5, 5S e 5C.

Outro diferencial é que o CarPlay vai funcionar de forma distinta em cada automóvel, e será de responsabilidade das fabricantes decidir as preferências para seus veículos. A Hyundai e a Mercedes, por exemplo, optaram por separar o sistema do resto do carro para que ele funcione como um aplicativo à parte ao motorista. Por outro lado, a Volvo incorporou a plataforma ao próprio sistema de bordo dos veículos, tornando o acesso ao software bem mais rápido.

Além disso, o CarPlay da Volvo e da Hyundai permite que os condutores controlem o sistema preferencialmente pela tela sensível ao toque, enquanto a Mercedez-Benz possui mais comandos físicos, como teclas e um botão giratório. O The Verge também cita que os sistemas em alguns carros são bem parecidos quando o assunto é entretenimento, pois todos oferecem serviços que já existem nos automóveis, como tocador de música, chamadas telefônicas e alguns aplicativos. A diferença é que tudo é bem mais acessível diretamente pela tela, sem ter o trabalho de visualizar os conteúdos por um smartphone.

CarPlay

Este é um exemplo de como será o CarPlay nos carros da Volvo. (Foto: The Verge)

Algumas montadoras de carros de luxo já haviam confirmado a inclusão do CarPlay em novos modelos, entre elas Hyundai, Volvo, Mercedez-Benz, Honda e Ferrari, que vão lançar veículos já equipados com a plataforma ainda este ano. Em seguida, o sistema deixará de ser tão limitado e chegará a mais 13 fabricantes nos próximos anos, incluindo BMW, Ford, General Motors, Kia, Mitsubishi, Nissan, Peugeot Citroën, Subaru, Suzuki e Toyota.

Mas e quanto a automóveis atuais ou mais antigos? Para tranquilizar os motoristas que já possuem carro, a Apple confirmou que o sistema CarPlay estará disponível para veículos que estão em circulação em "algum momento" posterior ao lançamento oficial, agendado para este ano. Como informa o CNET, as fabricantes de acessórios Alpine e Pioneer são as primeiras empresas que vão produzir o sistema separadamente. Não foram divulgadas informações como datas e preços.