Publicidade

5º Prêmio Canaltech: Samsung atropela rivais como marca de áudio mais desejada

Por| 18 de Março de 2022 às 20h00

Link copiado!

Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Samsung

Com o fim da votação da 5ª edição do Prêmio Canaltech, chegou a hora de descobrir quais marcas mais impactaram os nossos leitores, e se tratando de áudio podemos dizer que não foi exatamente uma surpresa. Desde a criação da categoria Marca de Áudio Mais Desejada a JBL vem levando o título ano após ano, e em 2021 decidimos unir todas as marcas do grupo pertencente à Samsung para ver se o resultado mudava: e ele mudou, a distância para as demais aumentou.

A JBL vinha sempre arrematando sozinha algo entre 40 e 50% dos votos em todas as edições anteriores do Prêmio Canaltech, e em 2021 a marca teve ajuda de outras subsidiárias da Samsung como Harman Kardon e AKG — além da própria Samsung que ainda disponibiliza alguns produtos de áudio com sua própria marca —, o que fez o grupo abocanhar 78.367 votos, uma parcela de 58,35% do montante total de 134.301 votos da categoria.

O pódio é completado pela Sony — que ironicamente sequer atuou no Brasil durante boa parte de 2021 — com 15.119 votos (11,26%) e pela Apple — incluindo aí a Beats — com 13.356 votos (9,94%).

Continua após a publicidade

JBL é referência em áudio

Por mais que a Samsung tenha adquirido várias marcas de áudio quando fechou a compra da Harman International, não é novidade para ninguém que a JBL é a que possui maior apelo com o consumidor, trazendo soluções como fones de ouvido Bluetooth TWS, headphones, soundbars, caixas de som portáteis e até sistemas de som automotivo.

O lado negativo de todo esse sucesso é que a JBL acabou se tornando um alvo muito visado por falsificadores, com várias apreensões sendo feitas quase que mensalmente e anúncios fraudulentos inundando o mercado, o que acaba fazendo com que os consumidores precisem tomar certos cuidados na hora de comprar algo da JBL.

Continua após a publicidade

Com relação a 2021, o que chamou atenção foi o esforço da JBL em aumentar sua participação no mercado de fones Bluetooth TWS, com muitos lançamentos acontecendo nas mais variadas categorias, indo desde modelos básicos como o Wave 100TWS até opções robustas que brigam com os melhores fones do mercado, como o Live Pro+TWS. Curiosamente, esta é uma categoria que a Samsung também atua com sua linha Galaxy Buds, sendo um dos poucos pontos onde ambas as marcas batalham pelo mesmo público.

Samsung foca em ecossistema para casa

Além dos já mencionados Galaxy Buds, o outro grande investimento da Samsung com sua marca própria no mercado de áudio fica para as soundbars, buscando oferecer sistemas de áudio que complementem suas TVs — onde a marca também ganhou como mais desejada no Prêmio Canaltech. Com isso, a empresa vem lançando opções nas mais variadas faixas de preço, indo desde soluções básicas com áudio 2.1 até a robusta HW-Q950A com seus 11.1.4 canais e caixas satélite.

Continua após a publicidade

Curiosamente — ou não — a JBL não conta com uma soundbar tão completa ao ponto de competir com o produto mais caro da Samsung, indicando que a sul-coreana vem organizando o portfólio de suas marcas para que não concorram entre si pelo gosto do consumidor, e sim que se complementem para abraçar as mais variadas faixas de preço e tipos de público.

Por isso, não é exatamente uma surpresa que a companhia tenha conseguido elevar ainda mais não apenas a JBL como marca mais desejada do público nacional, como também as demais marcas que fazem parte de seu enorme portfólio, incluindo a própria Samsung.

Para conferir todos os vencedores da 5ª edição do Prêmio Canaltech, é só acessar o site da premiação, clicando aqui.