/i572141.jpeg)
5º Prêmio Canaltech: Samsung atropela rivais como marca de áudio mais desejada
Com o fim da votação da 5ª edição do Prêmio Canaltech, chegou a hora de descobrir quais marcas mais impactaram os nossos leitores, e se tratando de áudio podemos dizer que não foi exatamente uma surpresa. Desde a criação da categoria Marca de Áudio Mais Desejada a JBL vem levando o título ano após ano, e em 2021 decidimos unir todas as marcas do grupo pertencente à Samsung para ver se o resultado mudava: e ele mudou, a distância para as demais aumentou.
- Prêmio Canaltech 5ª Edição - Conheça os vencedores
- 5º Prêmio Canaltech: PS5 é o console mais desejado do momento
A JBL vinha sempre arrematando sozinha algo entre 40 e 50% dos votos em todas as edições anteriores do Prêmio Canaltech, e em 2021 a marca teve ajuda de outras subsidiárias da Samsung como Harman Kardon e AKG — além da própria Samsung que ainda disponibiliza alguns produtos de áudio com sua própria marca —, o que fez o grupo abocanhar 78.367 votos, uma parcela de 58,35% do montante total de 134.301 votos da categoria.
O pódio é completado pela Sony — que ironicamente sequer atuou no Brasil durante boa parte de 2021 — com 15.119 votos (11,26%) e pela Apple — incluindo aí a Beats — com 13.356 votos (9,94%).
/i541286.png)
JBL é referência em áudio
Por mais que a Samsung tenha adquirido várias marcas de áudio quando fechou a compra da Harman International, não é novidade para ninguém que a JBL é a que possui maior apelo com o consumidor, trazendo soluções como fones de ouvido Bluetooth TWS, headphones, soundbars, caixas de som portáteis e até sistemas de som automotivo.
O lado negativo de todo esse sucesso é que a JBL acabou se tornando um alvo muito visado por falsificadores, com várias apreensões sendo feitas quase que mensalmente e anúncios fraudulentos inundando o mercado, o que acaba fazendo com que os consumidores precisem tomar certos cuidados na hora de comprar algo da JBL.
Com relação a 2021, o que chamou atenção foi o esforço da JBL em aumentar sua participação no mercado de fones Bluetooth TWS, com muitos lançamentos acontecendo nas mais variadas categorias, indo desde modelos básicos como o Wave 100TWS até opções robustas que brigam com os melhores fones do mercado, como o Live Pro+TWS. Curiosamente, esta é uma categoria que a Samsung também atua com sua linha Galaxy Buds, sendo um dos poucos pontos onde ambas as marcas batalham pelo mesmo público.
/i561841.jpeg)
Samsung foca em ecossistema para casa
Além dos já mencionados Galaxy Buds, o outro grande investimento da Samsung com sua marca própria no mercado de áudio fica para as soundbars, buscando oferecer sistemas de áudio que complementem suas TVs — onde a marca também ganhou como mais desejada no Prêmio Canaltech. Com isso, a empresa vem lançando opções nas mais variadas faixas de preço, indo desde soluções básicas com áudio 2.1 até a robusta HW-Q950A com seus 11.1.4 canais e caixas satélite.
Curiosamente — ou não — a JBL não conta com uma soundbar tão completa ao ponto de competir com o produto mais caro da Samsung, indicando que a sul-coreana vem organizando o portfólio de suas marcas para que não concorram entre si pelo gosto do consumidor, e sim que se complementem para abraçar as mais variadas faixas de preço e tipos de público.
Por isso, não é exatamente uma surpresa que a companhia tenha conseguido elevar ainda mais não apenas a JBL como marca mais desejada do público nacional, como também as demais marcas que fazem parte de seu enorme portfólio, incluindo a própria Samsung.
Para conferir todos os vencedores da 5ª edição do Prêmio Canaltech, é só acessar o site da premiação, clicando aqui.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.