Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual foi o voo mais rápido da história?

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Maio de 2022 às 11h50

Link copiado!

Andrew Shaw/Flickr/CC
Andrew Shaw/Flickr/CC

Antes de responder qual foi o voo mais rápido da história, vamos esclarecer que não se trata do tempo que durou a viagem feita pelo avião recordista, mas sim da velocidade atingida pela aeronave durante o impressionante evento, ok? Posto isso, vamos, então, contar a história que até hoje consta nos registros como o voo mais rápido do mundo.

O dono do recorde é um avião com DNA. E o que isso significa? Significa que a aeronave tinha em sua família pelo menos mais um representante digno do posto de avião mais rápido do mundo. Qual era essa família famosa de aviões super rápidos? A Blackbird.

O A-12 Oxcart, por exemplo, é considerado até hoje o avião de série mais rápido do mundo já construído. Mas o dono do recorde do voo mais rápido da história não é ele, e sim seu “irmão”: o SR-71 Blackbird. A velocidade atingida? Impressionantes 3,56 Mach, equivalente a 3,56 vezes a velocidade do som, ou 3.862 km/h.

Continua após a publicidade

Segundo o relato de Jim Goodall, ex-sargento da Força Aérea dos Estados Unidos e autor do livro Lockheed SR-71 Blackbird, no entanto, esse impressionante registro foi feito durante um voo de apenas 15 segundos (ironicamente, provavelmente o mais rápido da história neste quesito também). "Foi um evento único e jamais replicado”, disse Goodall.

Linda Sheffield Miller, filha do coronel Richard (Butch) Sheffield, que era oficial de sistemas de reconhecimento SR-71, corroborou com o testemunho de Jim Goodall e reforçou: "O SR-71 voou mais rápido do que a rotação da Terra".

Qual o voo mais rápido registrado?

Continua após a publicidade

A história não registrou o mergulho de pouco mais de 15 segundos do SR-71 Blackbird como o voo mais rápido de todos os tempos. Para efeitos oficiais, a marca foi estabelecida no dia 27 de julho de 1976, também no cockpit de um SR-71 Blackbird. E o piloto responsável pela façanha foi Eldon Joersz, que tinha no currículo voos a bordo do caça F-105 durante a guerra no Vietnã.

A velocidade atingida pelo SR-71 Blackbird foi um pouco menor do que a registrada anteriormente, mas não menos impressionante: 3.529 km/h. A marca foi estabelecida durante um voo em linha reta sobre a base aérea Edwards, da Força Aérea Americana, localizada na Califórnia.

Mais recordes do Blackbird SR-71

Continua após a publicidade

O Blackbird SR-71 acumulou outros recordes ao longo dos anos além da incrível façanha de voo mais rápido da história. Lançado na década de 1960 pelo governo dos Estados Unidos para ser uma alternativa furtiva às incursões da União Soviética, ele foi aposentado pela Força Aérea em 1990. Antes, porém, deixou seu legado.

O SR-71 quebrou nada menos do que quatro recordes de velocidade de voo durante aquele que, a princípio, estava programado para ser sua exibição de despedida ao partir de sua base em Palmdale, Califórnia, para seu lar permanente, o Steven F. Udvar-Hazy Center, do Smithsonian Institution, em Chantilly, Virgínia.

Comandado pelo tenente-coronel Raymond E. Yeilding e pelo tenente-coronel Joseph T. Vida, o SR-71 Blackbird foi da Costa Oeste para a Costa Leste em apenas 68 minutos e 17 segundos, pulverizando o recorde antigo do percurso que era de 3 horas e 38 minutos.

Os outros recordes foram estabelecidos viajando de Los Angeles a Washington em 64 minutos e 20 segundos, de Kansas City para Washington em pouco menos de 26 minutos e chegando a Cincinnati, Ohio, de St. Louis, Missouri, em apenas 8 minutos e 32 segundos.

Continua após a publicidade

Com informações: 19Fortyfive, The Aviation Geek Club e Aeromagazine