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YouTube trabalha em IA para criadores de conteúdo

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Março de 2023 às 11h25

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Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
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O YouTube planeja lançar ferramentas alimentadas com inteligência artificial para criadores de conteúdo, revelou o Diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan (agora, também chefe da plataforma). Sem dar detalhes sobre as novas funcionalidades no comunicado liberado na quarta (1°), o executivo menciona que as funcionalidades deve tornar o processo de criação mais fácil, permitindo adicionar efeitos visuais em vídeos, por exemplo.

As ferramentas com IA para criadores de conteúdo devem servir como assistentes de criação, talvez como auxiliares para a finalização de vídeos.

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"O poder da IA está apenas começando a surgir de maneiras que reinventarão o vídeo e tornarão possível o aparentemente impossível", disse Mohan no comunicado. Segundo ele, as ferramentas serão capazes de alterar roupas ou "criar cenários de filmes fantásticos" nos próximos meses.

Agora que ferramentas com IAs generativas caíram no gosto do povo, gigantes da tecnologia pensam em formas de implementá-las nas suas plataformas. Na frente dessa corrida está a Microsoft, que colocou a IA com tecnologia do ChatGPT nas buscas do Bing. O Google também anunciou o Bard, um chatbot encorpado com tecnologia do LaMDA, mas o acesso a ele ainda é extremamente restrito.

No YouTube, não deve demorar para as ideias com IA começarem a aparecer, mas a empresa tomará mais tempo para colocá-las em ação, segundo o chefe da plataforma.

Cuidados necessários

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A implementação de ferramentas com IA generativa do Google, porém, é especialmente delicada. A empresa precisa tomar cuidado redobrado para que as funções adicionadas não violem direitos autorais de outros conteúdos disponíveis na plataforma, algo que modelos desse tipo costumam fazer.

Se as funções forem inauguradas sem o devido tratamento, o YouTube poderia viver uma onda de strikes por direitos autorais causados por um recurso nativo da plataforma. Se isso acontecer, criadores de conteúdo naturalmente não usariam a tão importante função para evitar que o canal seja penalizado.