Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube | Susan Wojcicki deixa o cargo de CEO após 9 anos

Por| Editado por Claudio Yuge | 16 de Fevereiro de 2023 às 20h20

Link copiado!

Reprodução/Steve Jennings
Reprodução/Steve Jennings
Tudo sobre YouTube

Nesta quinta-feira (16), Susan Wojcicki anunciou que está deixando o cargo de CEO do YouTube, após quase uma década. Wojcicki, considerada uma das mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes, está no Google desde a sua fundação em 1998. A executiva afirmou que continuará na Alphabet como consultora.

Em um e-mail para funcionários, a executiva afirma que se sente capaz de deixar a função, pois a empresa possui uma equipe de "liderança incrível".

“Hoje, depois de quase 25 anos aqui, decidi deixar meu cargo de chefe do YouTube e iniciar um novo capítulo focado na minha família, saúde e projetos pessoais pelos quais sou apaixonada”, escreveu.
Continua após a publicidade

Wojcicki será substituída por Neal Mohan, que está no cargo de diretor de produtos do YouTube há sete anos. Segundo Sundar Pichai, CEO da Alphabet, Susan construiu uma "equipe excepcional" e tem em Neal um sucessor que está pronto para começar e liderar o YouTube em sua "próxima década de sucesso".

Os líderes do Google ainda elogiaram a CEO em sua saída: “Susan ocupa um lugar único na história do Google e fez a contribuição mais incrível para produtos usados ​​por pessoas em todos os lugares”, disseram Larry Page e Sergey Brin em um comunicado. “Somos muito gratos por tudo o que ela fez nos últimos 25 anos.”

O legado de Susan Wojcicki

Continua após a publicidade

Desde 2014 no cargo, a gestão de Susan no YouTube foi marcada por momentos controversos e desafiadores. Por vezes, ela era criticada por produtores de conteúdo, devido às mudanças nas regras de moderação do YouTube, alegando que isso estava atrapalhando o seu rendimento. Em paralelo, a plataforma também era julgada por não controlar o suficiente o discurso de ódio e desinformação, principalmente durante a pandemia e as eleições.

A saída de Wojcicki também impacta o cenário do mercado tecnológico, em geral, visto que ela era uma das poucas mulheres a operar um grande negócio do setor. A executiva teve papel fundamental na fundação do Google, sendo a pessoa que alugou a famosa garagem no Vale do Silício para os cofundadores Page e Brin, ingressando na empresa após um ano, como a 16ª funcionária do Google.

"Susan desempenhou um papel fundamental na história da origem do Google e, ao longo dos anos, sua liderança abriu capítulos totalmente novos para a empresa. Sua visão e paixão ajudaram o YouTube a se transformar em uma plataforma incrível que capacita criadores em todos os lugares", disse o CEO do Google.

Fonte: Vox