Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

YouTube testa nova aparência do Material You no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Dezembro de 2021 às 10h45

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O aplicativo do YouTube pode ganhar a nova aparência inspirada no design Material You em dispositivos com o Android. A mudança deve afetar principalmente os botões, que adotaria o tradicional formato retangular com cantos arredondados, e os textos descritivos, cuja posição sairia de baixo do ícone para ser alocado ao lado dele.

As opções de curtir e não curtir deixariam de ser coisas separadas para virar uma pílula única, com o polegar para cima na esquerda e para baixo na direita, sem nenhuma descrição do que cada uma significa — afinal é difícil existir alguém que desconheça essa linguagem universal. Os textos na horizontal farão com que a barra de ações seja prolongada e isso pode ter efeitos em celulares com resolução de tela menor.

Continua após a publicidade

Essa é a primeira renovação visual pública testada pelos desenvolvedores para deixar o app do popular serviço de vídeos alinhado ao padrão visual do Android 12. Neste caso, a inspiração parece ter sido o Material Design 3, lançado em outubro pelo Google, que previa as diretrizes agora aplicadas à aparência do YouTube.

Ainda não há estimativa de quando o aprimoramento deve chegar para os demais usuários do Android, pois esse teste inicial é feito com um parcela bem pequena de pessoas. A única certeza é que o programa deve passar por esse "banho de loja" até o desembarque final do novo sistema operacional do Google nos celulares de outros fabricantes além da linha Pixel e de parceiros.

Há cerca de três semanas, o app decidiu esconder a quantidade de dislikes de cada vídeo para proteger os criadores de conteúdo e evitar ataques coordenados de desafetos para afetar a reputação de youtubers. Essa mudança polêmica causou muito desconforto na comunidade, a ponto de um dos fundadores do YouTube se manifestar contra a atitude.

Continua após a publicidade

Fonte: Google News Telegram