Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Criador do primeiro vídeo do YouTube critica fim do contador de deslikes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 15 de Novembro de 2021 às 12h37

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

O primeiro vídeo do YouTube foi carregado pelo cofundador da plataforma Jawed Karim em 23 de abril de 2005 e entrou para a história justamente por ser o pioneiro. Com apenas 18 segundos e intitulado “Me at the zoo”, Karim mostrou um dia comum de diversão no zoológico da Califórnia, nos Estados Unidos, e compartilhou uma curiosidade sobre elefantes.

Agora, o famoso vídeo foi usado por um dos criadores da plataforma para criticar a decisão do Google de remover o contador de "Não gostei" dos vídeos. Em inglês, ele editou a legenda para escrever a seguinte mensagem: "Quando todo YouTuber concorda que remover os deslikes é uma ideia estúpida, provavelmente é. Tente novamente, YouTube 🤦‍♂️".

Continua após a publicidade

Outros usuários comentaram o posicionamento de Karim no vídeo e mostraram sua indignação com o fato de o YouTube remover em definitivo os números negativos. Muita gente acredita ter sido uma medida desnecessária e restritiva, pois a plataforma já possuía uma opção de omitir esses dados para quem se sentisse incomodado.

Esta não é a primeira vez que o cofundador critica uma mudança do YouTube no seu canal: em 2013, ele foi contra a decisão de exigir uma conta do Google+ para comentar nos vídeos. Embora nunca tenha sido funcionário oficial do Google, o desenvolvedor era um consultor informal quando o site foi lançado em 2005, pois estava focado nos estudos. Mesmo assim, possuía ações da companhia avaliadas em US$ 64 milhões quando o serviço foi vendido para o Google.

YouTube quer preservar criadores

Segundo o YouTube, essa polêmica alteração tem como foco a extinção do comportamento negativo de ataques a desafetos, conhecido no Brasil como "cultura do cancelamento". Na prática, grupos que se opõem a determinada pessoa, especialmente artistas ou famosos, se juntam para avaliar negativamente um vídeo específico, o que pode gerar um efeito de manada para tornar o material extremamente mal-avaliado, ainda que tenha qualidade.

Continua após a publicidade

No modelo novo, o botão de polegar para baixo continuará lá, mas não vai mais exibir o total de votos "Não Gostei" para tentar reduzir essa antipatia na rede. O criador do vídeo ainda poderá ver a contagem completa no YouTube Studio e receberá avaliações negativas, porém esse número será exclusivo para guiar o trabalho dele.

Muitos criadores manifestaram-se contra a mudança, por considerar que isso impacta na qualidade da plataforma em si, além de restringir, de certa foma, o direito de expressão das pessoas. Há muitos vídeos com miniaturas chamativas, mas cujo conteúdo é falso, tentativa de golpe ou não tem relação com o título, e os deslikes ajudavam a mostrar isso de forma imediata.

O recurso será implantado gradualmente para o usuário final, portanto deve levar algum tempo até que todos os vídeos sejam submetidos ao novo protocolo. Por enquanto, a exibição está mantida na maioria dos materiais, inclusive nos vídeos mais odiados da plataforma.

Continua após a publicidade

O que você achou da decisão do YouTube? Use as redes sociais do Canaltech e comente!

Fonte: 9to5Google