Publicidade

Atualização do Roku pode ter "quebrado" app YouTube TV, e a tendência é piorar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Novembro de 2021 às 08h45

Link copiado!

Reprodução/Roku
Reprodução/Roku

O aplicativo do YouTube TV apresenta problemas para uma parcela azarada dos usuários de sistemas Roku. Em meio a tantos conflitos de interesses com o Google, uma atualização de software para dispositivos Roku aparentemente quebrou o programa, e reinstalar o app não é uma das opções disponíveis para resolver o problema.

De acordo com relatos de usuários compartilhados no fórum de suporte oficial do Roku, o aplicativo YouTube TV para de funcionar minutos depois de iniciar a reprodução de um vídeo — ele simplesmente congela. Reiniciar o dispositivo resolve temporariamente, mas o conteúdo eventualmente volta a travar e exige outra reinicialização.

Continua após a publicidade

Sistemas Roku TV instalados em smart TVs TCL e Hisense parecem sofrer com o problema, mas nem todo usuário é afetado por ele. Não se sabe exatamente o que causa o bug, mas a suspeita é que ele tenha surgido por causa de uma atualização recente do Roku.

YouTube prepara uma solução

Nas redes sociais, o YouTube já se mostrou ciente das questões acerca do aplicativo de sistemas Roku — a empresa, inclusive, prepara uma solução. Não existe previsão para a correção do programa, mas considerando que o YouTube TV é uma funcionalidade indisponível no Brasil, é pouco provável que isso afete o público brasileiro de forma significativa.

Continua após a publicidade

Apesar disso, esse problema serve como um alerta para um dos possíveis problemas que usuários Roku podem logo encontrar no YouTube tradicional. O fim do acordo vigente entre as duas empresas acontecerá no dia 9 de dezembro deste ano e, se não houver um novo contrato, tanto o YouTube TV quanto o YouTube comum podem ser retirados da loja de aplicativos nativa.

Bugs podem se tornar mais frequentes

O bug que os usuários de YouTube TV enfrentam agora é um dos exemplos de consequências do fim do suporte. Sem o aplicativo na loja oficial, não há formas fáceis de baixá-lo — ou seja: quem tem, pode usar à vontade, quem não tem, não pode ter mais. Se o app apresenta problemas, da mesma forma, não dá para reinstalá-lo, uma vez que ele não está mais disponível para download.

Continua após a publicidade

No longo prazo, isso é um grande problema para os usuários. Essa inconveniência pode se tornar ainda mais frequente, mesmo que sem a intenção do Google e do Roku. Mudanças no sistema podem quebrar alguma coisa no app que uma simples atualização não possa mais resolver.

Se algum bug o afetar no YouTube TV, evite desinstalá-lo para tentar resolver. Uma das soluções discutidas pelos usuários é utilizar o app YouTube tradicional para acessar os serviços de streaming de TV. Não é a experiência ideal, mas é a que resta enquanto as duas empresas negociam.

Fonte: 9to5Google, Roku Community