Publicidade

YouTube Music deve recomendar músicas em local estratégico do Android 12

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Junho de 2022 às 16h25

Link copiado!

Reprodução/9TO5Google
Reprodução/9TO5Google
Tudo sobre YouTube

O YouTube Music desenvolve recurso para trazer sugestões de músicas na tela de bloqueio e incentivar o uso do programa no Android 12. A intenção é levar o algoritmo de recomendação para o local estratégico, próximo das notificações e do relógio, sem exigir a abertura do app para visualizar.

Além da tela de bloqueio, as sugestões apareceriam também no tocador de mídias, abaixo do local onde ficam os controles rápidos do sistema. Segundo o site 9to5Google, quem identificou o teste, as recomendações só devem aparecer ao conectar dispositivos de áudio via Bluetooth ou na porta USB-C.

Continua após a publicidade

O print de tela mostra o rótulo YT Music junto do logotipo do app e três recomendações à direita em formato de miniatura. O aviso pode ser expandido até o fim da aba de notificações para exibir as informações na íntegra, com atalhos para listas de reprodução. Se você tocar em uma das recomendações, o aplicativo começa a reproduzir o conteúdo automaticamente, sem a necessidade de abrir o programa.

Mais ênfase para o serviço de música

Esta iniciativa seria uma solução conjunta pensada pelo Google para resolver duas questões: primeiro, para incentivar o uso do recurso "Mostrar recomendações de mídia", introduzido pelo Android 12; e segundo para promover o streaming musical da companhia, que ainda vive nas sombras dos vídeos.

Como de costume, o Google terá uma opção para desabilitar esse recurso nos celulares de quem ficar incomodado. É só acessar as configurações do sistema e ir até Som e vibração > Mídia > Mostrar recomendações de mídia.

Continua após a publicidade

Por ser algo ainda em desenvolvimento, o recurso ainda poderia ser alterado até o lançamento oficial. Não há previsão de quando o Google pretende liberar esse novo sistema no app estável do YT Music.

Hoje, o serviço ainda está atrás dos concorrentes e precisa encontrar alguma forma para se destacar em meio a um cenário tão acirrado. Recentemente, o YouTube Music para tablets Android ganhou uma mudança na seção de configurações para facilitar a experiência do usuário. A plataforma também testa filtros para buscar música ao ouvir playlists, assim você não precisa interromper o som para programar o que escutar a seguir.

Fonte: 9to5Google