WhatsApp vai deixar você entrar em chamadas em grupo em andamento

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 14 de Julho de 2021 às 08h30
Rubens Eishima/Canaltech

As chamadas em grupo do WhatsApp chegaram em 2018, para só em abril de 2020 passarem a aceitar oito pessoas ao mesmo tempo. Apesar disso, para entrar no papo, você precisa ser rápido e atender a ligação enquanto o telefone ainda está tocando. Porém, nas versões beta mais recente para Android e iOS, o mensageiro parece ter implementado uma solução para tirar essa urgência, e isso deve chegar junto de uma nova interface para conversas em voz.

Na compilação de número 2.21.140.11 do mensageiro para iOS, as chamadas em grupo estão de cara nova. A interface do WhatsApp no sistema da Apple ficou bem a cara do FaceTime, aplicativo de videochamadas da Apple, com uma bandeja puxada da parte inferior para acionar os botões de viva-voz, vídeo, mudo, desligar, adicionar novas pessoas e o botão "Ring", para refazer a chamada para contatos que não atenderam da primeira vez.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Nova interface de chamadas de voz no WhatsApp é bem parecida com a do FaceTime (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

No Android, o visual é um pouco diferente e tem aquela cara tradicional do WhatsApp no sistema do robozinho:

No Android, a tela de chamada segue o padrão do app para o sistema (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Não conseguiu atender a tempo?

A outra adição está na capacidade de entrar em chamadas em grupo já em andamento. Se você foi convidado para uma ligação, mas não conseguiu atender a tempo de entrar, seria possível ingressar no papo depois a partir da aba de chamadas.

Versão beta permite que você entre em chamadas em grupo a qualquer momento (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Com a novidade, você não precisa se preocupar em atender a chamada rapidamente. Além disso, se não foi possível entrar na conversa naquele momento, não seria necessário pedir a um dos integrantes para refazer o convite. Não está claro, porém, se a função permitirá que usuários que saíram da ligação possam voltar em outro momento.

Recurso também está disponível na versão beta para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Sim, recurso semelhante também está disponível para o Telegram. Essa adição é mais um inspirado no popular concorrente do WhatsApp, que dá a seus utilizadores a possibilidade de entrarem nas conversas em grupo quando for possível. Lá, porém, é fato que você pode entrar e sair da conversa quando quiser.

Não há previsão para que as novidades alcancem o grande público. Se os testes correrem bem, é provável que os testes não durem muito e logo a versão final receba os recursos novos.

[Atualização 14/7 - 8h30]: Notícia atualizada para incluir informações e imagens sobre a novidade no Android

Fonte: WABetaInfo

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.