Publicidade

O WhatsApp vai deixar de funcionar em celulares antigos em 2025? Entenda o caso

Por  |  • 

Compartilhe:
Pexels/Anton
Pexels/Anton
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp deixa de funcionar em versões antigas de sistemas operacionais com o passar do tempo. A prática é comum e ocorre de acordo com a evolução do software, uma vez que gerações passadas do Android e do iOS nem sempre têm os recursos necessários para rodar todas as ferramentas do mensageiro da Meta. Contudo, a empresa nunca compartilha listas com modelos de celulares que vão perder o suporte

A seguir, o Canaltech te ajuda a tirar as seguintes dúvidas:

  • WhatsApp vai deixar de funcionar em quais celulares?
  • Quais os sistemas compatíveis com o WhatsApp?
  • O que acontece quando um sistema deixa de ser compatível?
  • Por que o WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos?
  • Meu celular vai perder o suporte. E agora?
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

WhatsApp vai deixar de funcionar em quais celulares?

A Meta não oferece uma lista específica de modelos de dispositivos com suporte ao WhatsApp. Na verdade, o que determina se um celular roda ou não o mensageiro é a versão do sistema operacional.

Por exemplo, em 2 de janeiro, era preciso ter um celular com Android 5.0 ou iOS 12, além de versões mais recentes, para usar o aplicativo. Caso contrário, a plataforma não poderá ser instalada no aparelho por incompatibilidade.

Contudo, os requisitos mínimos mudam de tempos em tempos. Dessa forma, a Meta anunciou que, no iPhone, o WhatsApp será compatível apenas com iOS 15.1 ou posterior a partir de 5 de maio de 2025.

Não há alteração prevista para o Android na virada de 2024 para 2025.

Quais os sistemas compatíveis com o WhatsApp?

Para rodar o WhatsApp, a Meta exige os seguintes sistemas operacionais neste momento:

  • Android 5.0 ou posterior;
  • iOS 12 ou posterior.
Continua após a publicidade

Vale lembrar que a Meta, a partir de 5 de maio de 2025, vai exigir o iOS 15.1 e versões mais recentes para usar o aplicativo no iPhone. No momento, não há mudanças previstas para o Android.

O que acontece quando um sistema deixa de ser compatível?

Ao encerrar o suporte, a Meta explica que os usuários recebem uma notificação para recomendar a atualização do sistema operacional para manter o uso do aplicativo.

Continua após a publicidade

“Antes de deixar de oferecer suporte para seu dispositivo ou sistema operacional, enviaremos um aviso para você”, informa a empresa.

Por que o WhatsApp deixa de funcionar em celulares antigos?

Segundo a Meta, o suporte é encerrado de acordo com a evolução dos dispositivos e softwares, pois versões mais antigas não têm recursos necessários para o funcionamento adequado do aplicativo como nas gerações mais recentes.

“Dispositivos e softwares estão sempre mudando. Por esse motivo, verificamos regularmente quais sistemas operacionais são compatíveis com o WhatsApp e fazemos as devidas atualizações”, diz um documento no site do mensageiro.

Continua após a publicidade

Meu celular vai perder o suporte. E agora?

Se você recebeu a notificação de que o seu celular vai deixar de funcionar em uma versão antiga do WhatsApp, existem duas alternativas para manter o uso do mensageiro:

1. Atualize o celular

Acesse as configurações do celular e verifique se há uma versão mais recente do Android ou iOS disponível para instalação. Se for uma geração dentro dos requisitos do WhatsApp, você poderá manter o acesso ao aplicativo e garantir uma série de melhorias no dispositivo para deixá-lo mais seguro e estável.

Continua após a publicidade

2. Troque de celular

Nem todos os aparelhos têm acesso às versões mais recentes do Android e iOS por limitações de hardware. Neste caso, é preciso adquirir um celular novo que tenha uma edição atual do sistema operacional para manter o uso do mensageiro da Meta.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: CUIDADO com o seu WhatsApp