Publicidade

WhatsApp pode ganhar grupos aprimorados estilo os canais do Telegram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 10h01

Link copiado!

Divulgação/Oliver Graumnitz/Pixabay
Divulgação/Oliver Graumnitz/Pixabay
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp ocupa um espaço fundamental na rotina de muita gente que precisa se comunicar com amigos, familiares, colegas de trabalho ou clientes. Embora seja amplamente utilizado, o app tem menos funcionalidades do que a maioria dos seus concorrentes diretos, razão pela qual os desenvolvedores continuam em busca de entregar uma experiência mais completa, como esta observada.

A versão beta 2.21.21.6 do WhatsApp trouxe linhas de código ocultas que mencionam um novo recurso chamado "Community", o que dá a entender uma funcionalidade diferente dos atuais grupos. Embora pareça apenas uma renomeação à primeira vista — trocar de Grupos para Comunidades —, o código de ambos parece coexistir em várias situações, assim dá para supor que se trata de algo associado.

Continua após a publicidade

Uma possibilidade, embora pouco provável, seria um recurso ao estilo das comunidades do Twitter: cada Community seria um tema específico que poderia conter vários grupos distintos dentro deles, como uma "sala de discussão", um "mural de avisos", um espaço para assuntos aleatórios e o que mais for necessário. Diferentemente dos grupos em que somente administradores podem publicar, as postagens da comunidade poderiam hospedar respostas encadeadas e melhor organização de tópicos em threads.

Apenas mais ferramentas para grupos

Segundo o site especializado WABetaInfo (com a teoria que o Canaltech mais acredita), as comunidades serão apenas uma forma de organizar melhor os grupos já existentes, algo com uma pegada bem similar aos Canais do Telegram. No rival do "Zap", os canais são uma espécie de evolução dos grupos tradicionais e tem funções como comentários, gestão administrativa do que os participantes podem ou não fazer e outros ajustes que deixam as conversas parecidas com uma rede social.

Continua após a publicidade

Seria bem improvável o WhatsApp lançar uma ferramenta para competir com o Facebook e o Instagram, dois populares serviços da companhia, o que vai na contramão da ideia de integração já anunciada. É por isso que as Comunidades não devem ser nada tão avançado quanto os próprios grupos do Facebook, mas apenas recursos para oferecer variedade a admins e usuários.

Como não há nenhum print de tela por enquanto, só cabe às pessoas teorizar sobre a nova ferramenta do WhatsApp. Ainda que seja algo simples ou mais complexo, é bem provável que leve vários meses até a novidade surgir para testes.

Fonte: XDA-Developers