Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp pode liberar avatares 3D em videochamadas e como figurinhas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 29 de Junho de 2022 às 11h27

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp desenvolve um recurso para permitir o uso de um avatar 3D em vez da sua imagem em chamadas de vídeo. O objetivo é tornar as videochamadas mais divertidas e ajudar pessoas tímidas que não gostam de aparecer.

O avatar funcionaria como um Memoji/Bitmoji para representar sua aparência digital no mensageiro. É provável que o personagem consiga reproduzir suas expressões faciais, movimentos corporais e mexa a boca conforme você fala algo — ao menos é isso o que ocorre com recurso similar do Instagram.

Continua após a publicidade

O botão para utilizar o avatar ficará posicionado logo abaixo da interface da câmera. Ainda não está claro se aparecerá sempre ou apenas quando o usuário interromper a transmissão da imagem.

A novidade foi visualizada pelo site WABetaInfo e ainda está em fase de construção, portanto não é possível acessá-la no aplicativo beta. Os avatares 3D foram introduzidos no Brasil há cerca de um mês pela Meta, logo era de se esperar a chegada também ao WhatsApp.

Será possível também enviar esses avatares como figurinhas para grupos e chats individuais. Você poderá usar uma das imagens predefinidas ou criar suas próprias expressões com um editor de avatar, previsto para debutar junto da novidade. Os stickers de avatar já podem ser usados no Messenger e no Instagram, mas ainda não chegaram ao "Zap".

Videochamadas com avatares 3D no WhatsApp

Continua após a publicidade

Atualmente não há data oficial de lançamento programada, mas deve vir em uma atualização futura. O recurso está em desenvolvimento no momento e foi visualizado no app para Android.

Apesar disso, é provável que chegue também para o iOS, Web e Windows, porque seria uma forma de introduzir os usuários no conceito de metaverso. Se você se acostumar a ver uma representação animada com frequência, o baque será menor quando fazê-lo com óculos de realidade virtual dentro de um mundo 100% digital.

O WhatsApp trabalha em vários recursos para otimizar a experiência do usuário, principalmente relacionado a emojis e figurinhas. Uma das permite ocultar Status e "Visto por Último" de pessoas específicas para preservar sua privacidade. Em outra iniciativa, o app tenta fortalecer as reações com os corações coloridos pulsantes e a expansão para uso de qualquer emoji.

Fonte: WABetaInfo