Publicidade

WhatsApp parou de funcionar em vários celulares no domingo (1º)? Não é bem assim

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp não deixou de funcionar em celulares mais antigos neste domingo (1º). Ao contrário, a Meta exige dispositivos com Android 5.0 e iOS 15.1 e versões mais recentes para utilizar o mensageiro desde maio.

Nos últimos dias, uma lista de dispositivos que perderiam suporte ao app em 1º de junho, com menção ao Galaxy S3, Galaxy Note 2, iPhone 6S e iPhone SE de 1ª geração, ganhou destaque na Internet.

Contudo, não havia nenhuma mudança prevista pela Meta para a data — a última alteração ocorreu em 5 de maio de 2025 e atingiu apenas celulares da Apple.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na ocasião, a empresa passou a exigir o iOS 15.1 e gerações mais recentes do sistema operacional, e afetou apenas o iPhone 5s, 6 e 6 Plus, lançados há mais de dez anos.

Celulares da Samsung, Motorola, Xiaomi e de outras marcas não foram atingidos, pois a Meta mantém o suporte ao Android 5.0 em diante desde 2023.

Nenhuma mudança desde maio

Nenhuma alteração na relação de sistemas operacionais compatíveis com o mensageiro foi anunciada no último mês. Dessa forma, a Meta mantém a exigência dos seguintes sistemas para utilizar o WhatsApp:

  • Android 5.0 ou mais recente;
  • iOS 15.1 ou mais recente.

Cabe ressaltar que ambas as edições são bem antigas, lançadas em 2014 e 2021, respectivamente.

Assim, celulares mais recentes não foram afetados em maio — e não devem ser impactados por muitos anos —, pois contam com o Android 15 e iOS 18 ou com versões próximas, como o Android 14.

Continua após a publicidade

Além disso, a Meta não divulga uma lista com os aparelhos que irão perder o suporte, e se limita apenas a informar os sistemas operacionais compatíveis.

Por que o WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares?

De tempos em tempos, a Meta remove o suporte a versões antigas de sistemas operacionais. Esse processo ocorre após uma análise anual para listar os dispositivos e sistemas mais antigos e com o menor número de usuários.

Neste caso, a empresa avalia se os aparelhos não têm atualizações de segurança mais recentes, que podem abrir risco para utilizar o WhatsApp, e o que não contem com funcionalidades necessárias para rodar o aplicativo.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, o fim do suporte não ocorre de maneira imediata: a mudança realizada em maio de 2025, por exemplo, começou a ser anunciada pela Meta em novembro de 2024. Dessa forma, os usuários tiveram cerca de seis meses para atualizar seus dispositivos ou comprar um aparelho mais atual. 

Além disso, o app recebe notificações periódicas para alertar o encerramento, caso esteja instalado em aparelho com uma versão do sistema que perderá a compatibilidade.

Confira outras matérias do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Carregamento solar: por que smartphones com a tecnologia não conquistam o mercado nem estão à venda

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*