Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

WhatsApp expande teste com "modo offline" para usuários do iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Setembro de 2022 às 16h45

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

O WhatsApp está lançando a capacidade de ocultar o status online para testadores beta no iOS. Donos do iPhone agora poderão se camuflar para que apenas pessoas selecionadas saibam quando estão conectados. Essa era uma novidade experimentada no Android na semana passada, mas que chega também para o rival da Apple.

O print de tela feito pelo site especializado WABetaInfo revela como o recurso deve funcionar nos iPhones. Você poderá configurar quem pode ver quando está online: todos ou "igual ao Visto por último". Se ninguém puder ver o seu "visto por último", significa que nenhum contato terá acesso ao seu status de conexão.

Continua após a publicidade

Por outro lado, se o usuário estiver conversando com alguma pessoa ou enviando mensagens no grupo, todos saberão que ele está online. Mas o recurso é uma excelente forma de deixar as pessoas em dúvida sobre seu status, permitindo conversas apenas com amigos ou familiares, sem despertar a atenção do chefe ou de uma pessoa indesejada.

Para saber se a sua conta foi contemplada, basta acessar a guia "Visto por último" e ver se aparece uma segunda seção chamada "quem pode ver quando estou online". Se isto aparecer no seu iPhone, significa que será possível acessar o mensageiro no "modo furtivo".

No modelo atual, é possível esconder a informação "Visto por último" de todos ou de pessoas específicas (Meus Contatos ou Meus Contatos, exceto), mas isso caía por terra quando você conversava. Todas as pessoas autorizadas saberiam quando o usuário esteve online pela última vez. Com a mudança, dá para definir que apenas um ou outro contato veja quando seu aplicativo está aberto — para os demais, a informação simplesmente desaparece.

Esconda o status online no Zap

Continua após a publicidade

Para saber se você foi um dos contemplados, é só seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra as Configurações do WhatsApp;
  2. Navegue até Conta e procure por Privacidade;
  3. Se você vir a opção “Visto por último e online”, significa que o recurso já está disponível.

Caso a novidade ainda não tenha chegado ao WhatsApp para iOS no seu iPhone, não precisa se preocupar. O recurso ainda está em fase beta com um pequeno grupo de testadores do TestFlight, logo é provável que leve mais algumas semanas antes de chegar na versão estável.

No mês passado, Mark Zuckerberg anunciou no Facebook três novos recursos de privacidade que seriam liberados para usuários do WhatsApp: ver participantes anteriores de um grupo, bloqueio de prints de tela e esconder quando você está online. O último anúncio já está em fase de testes avançados nos dois sistemas operacionais de celulares do mundo, portanto devem ser os primeiros a chegar ao aplicativo estável.

Continua após a publicidade

Semana passada, os desenvolvedores do WhatsApp implementaram uma novidade que permite recuperar mensagens apagadas por engano em um chat no iOS. A chegada de botão “Undo” (“Desfazer”, em tradução livre) permite cancelar o ato deletar uma mensagem, quando você pressiona "apagar para mim" em vez de "apagar para todos".

Fonte: WABetaInfo